Livro que faz registro dos 46 monumentos de Campo Grande é lançado

Evento acontece nesta quinta na Biblioteca da UCDB

Campo Grande tem 46 monumentos e as professoras Maria Augusta de Castilho Natacha Oliskovicz encararam o desafio de catalogar e reunir a história em torno de todos eles. O resultado foi o livro “Campo Grande e Seus Monumentos”, que será lançado nesta quinta-feira (19), a partir das 19h30, no Anfiteatro da Biblioteca da UCDB.

O objetivo da publicação é incentivar a valorização e a conservação dos monumentos e preservar a memória da cidade é um meio de conhecê-la melhor. O registro do patrimônio histórico e cultural da capital sul-mato-grossense é um trabalho inédito, fruto da dissertação de Mestrado de Natacha, na qual ela estudou a iluminação urbana.

“A iluminação pode transformar um local e trazer à tona o sentimento de pertença das pessoas, por isso quis estudar o que ela é capaz de proporcionar para uma cidade e seus habitantes”, explica.

Livro que faz registro dos 46 monumentos de Campo Grande é lançado
As autoras Natacha e Maria Augusta. | Foto: Raquel de Souza

Orientada por Maria Augusta, Natacha decidiu sair da zona de conforto e trabalhar um tema mais amplo, com o desafio de catalogar 46 monumentos da cidade e ir a campo para observá-los durante o dia e à noite. A partir dessa observação foi elaborada uma ficha técnica para cada monumento com identificação, localização, significado, autoria, estado de conservação, projeto de iluminação, dentre outras informações.

“Esse para mim é o ponto alto do livro, a ficha técnica dos monumentos, que com certeza deixa um legado para o desenvolvimento do patrimônio histórico de Campo Grande. É um trabalho inédito e muito completo”, afirma Maria Augusta.

Outra publicação

Será lançado também nesta quarta-feira, na mesma noite de autógrafos, o livro “Santuário São Judas Tadeu”, parceria de Maria Augusta de Castilho com a professora Deisi Graziela de Lima Martins, que tem como objetivo analisar as ações religiosas e sociais praticadas pelas pastorais do Santuário São Judas Tadeu sob a ótica do desenvolvimento do capital humano, destacando a vivência do fiel na comunidade religiosa.

Serviço: Os livros “Campo Grande e Seus Monumentos” e “Santuário São Judas Tadeu”, ambos publicados pela Life Editora, serão lançados amanhã, dia 19 de setembro, em noite de autógrafos realizada a partir das 19h30 no Anfiteatro da Biblioteca da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que fica localizada na Avenida Tamandaré, 6000 – Jardim Seminário.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_

Livro que faz registro dos 46 monumentos de Campo Grande é lançado
Mais notícias