Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Em busca da liberdade: curta sobre a onça “fujona” estreia nesta terça no Sesc Cultura

Felino foi capturado ainda filhote em Água Clara

Ainda filhote, ela foi capturada na região do município de Água Clara e levada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), de onde tentou fugir duas vezes. Com uma trajetória surpreendente, sua passagem pela Capital virou o curta-metragem “Fujona: em busca da liberdade”, que estreia nesta terça-feira (11), às 19h30 no Sesc Cultura.

O filme tem investimento do Fundo de Investimentos Culturais- FMIC/SECTUR/PMCG e contou com apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e do Cras, que disponibilizaram os espaços e os técnicos para ajudar a contar a história da Fujona.

O filme mostra toda a façanha do felino, desde sua captura, sua vinda para o Cras, suas duas fugas e a soltura na mata. A câmera se coloca no lugar do filhote e reproduz seu ponto de vista, para que o público possa vivenciar os seus sentimentos.

A perspectiva dos humanos é relatada através do uso de material de arquivo das matérias jornalísticas produzidas pelas emissoras de televisões, rádios, jornais e sites. A imprensa acompanhou todos os passos do animal nas suas fugas e produziu dezenas de matérias. A equipe contou com apoio da TV Morena, TV Record e TVE Cultura que disponibilizaram seus arquivos.

A questão central do vídeo é a liberdade. Qual o espaço que pertence ao maior felino das Américas, que está no topo da cadeia alimentar, integrante de mitos e lendas em diversas culturas, símbolo de força e poder, e que está em vias de extinção? Haverá a liberdade tão ansiada pelo animal? O filme faz uma reflexão sobre a relação do ser humano com a natureza e os animais, mergulhando na vida deste animal que tanto fascina e amedronta.

Ficha técnica

Direção e roteiro são da jornalista Lu Bigatão Rios, co-roteirista Rosiney Bigatão, assistente de direção Carlos Diehl, direção de fotografia e cinegrafia Fabricio Borges e Tatiana Varela, produção Fernanda Kunzler e Claudiney Pecois, som direto, trilha e pós-produção de áudio DOPE Áudio Design, edição Carlos Diehl e Rosiney Bigatão, colorização e vinhetas Tatiana Varela, design gráfico Venise Pascoal de Melo e fotografia Marcelo Oliveira.

Serviço
Estreia do curta-metragem Fujona: em busca da liberdade
11 de setembro – 19h30
Sesc Cultura (Avenida Afonso Pena, 2270)
Entrada gratuita


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...