Dia do Pantanal: exposição fotográfica online mostra a natureza e o cotidiano da região

Data é celebrada desde 2008

A maior região alagada de água doce do mundo, que cobre uma extensão de 250 quilômetros quadrados, tem um dia especial. Nesta segunda-feira, 12 de novembro, é celebrado o Dia do Pantanal. Para comemorar esta data, o Programa Corredor Azul reuniu fotos que retratam o cotidiano, a fauna e a flora da região.

A exposição fotográfica virtual foi organizada pelo Programa Corredor Azul – Componente Pantanal, coordenado pela Wetlands International, e implementado no Brasil pela Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal). Mais de vinte pessoas participaram enviando imagens que retratam a diversidade da fauna e da flora do Pantanal, assim como cenas do dia-a-dia de quem vive nessas áreas úmidas.

Juntamente com as fotos, trechos de poemas de Manoel de Barros ornam a exposição, descrevendo liricamente as cenas. A seleção foi feita pela Profa. Dra. Kelcilene Grácia Rodrigues, que atualmente realiza estágio pós-doutoral sobre a obra do poeta na Universidade do Porto, Portugal.

Programa Corredor Azul

Lançado no Brasil em agosto de 2018, o PCA (Programa Corredor Azul) , da Wetlands International, tem como objetivo preservar a saúde ambiental e a conectividade do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas, como patrimônio natural para o sustento e subsistência das comunidades locais, e para o desenvolvimento sustentável da região. O PCA está focado em três regiões de áreas úmidas: o Pantanal (na região transfronteiriça que abarca Brasil, Bolívia e Paraguai); os Esteros de Iberá e o Delta del Paraná, na Argentina.

A importância do Pantanal transcende fronteiras, sendo que algumas de suas áreas receberam o título de Reserva da Biosfera ratificado pela Unesco, além de deter quatro áreas com o título de Sítio Ramsar, concedido pela Convenção sobre as Zonas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção Ramsar. São elas: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Rio Negro, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, e RPPN Sesc Pantanal, Parque Nacional do Pantanal, e Estação Ecológica Taiamã, em Mato Grosso.

A exposição, apoiada pela Natureza em Foco, conta a participação de mais de 20 pesquisadores de diversas instituições, e fica no ar até o fim do mês de novembro, está disponível no site da Mupan.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_

Mais notícias