Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

‘Conhecer para preservar’: livro sobre o Hotel Gaspar é lançado nesta sexta

Prédio tem 63 anos de história

O primeiro estabelecimento do ramo hoteleiro de Campo Grande foi construído em 1954 ao lado da linha férrea da Noroeste do Brasil. Bem localizado, o Hotel Gaspar tem sua estrutura original preservada pela família até os dias de hoje e terá sua história contada em um livro.

Para levar a história aos campo-grandenses, as autoras Elaine Cristina Paganotti Rezende e Maria Augusta de Castilho lançam nesta sexta-feira, às 19h, o livro “Hotel Gaspar: Identidade e Memória no Contexto do Desenvolvimento Local”.

“Não se ama aquilo que não se conhece, então nós campo-grandenses temos que conhecer nosso patrimônio para que possamos preservá-lo”, resume Elaine.

A noite de autógrafos será realizada no próprio hotel. A obra discorre sobre a visão histórica e cultural do estabelecimento.

“Não tem como falar da história de Campo Grande sem falar do Hotel Gaspar, pois ele acompanhou diversas etapas de seu crescimento e desenvolvimento”, afirma a professora Maria Augusta.

O livro foi desenvolvido a partir da dissertação de Elaine, que teve Maria Augusta como orientadora. Elas não quiseram restringir o conhecimento acumulado ao ambiente acadêmico, por isso transformaram a pesquisa em livro, com investimento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) através da SECC – Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Governo do Estado.

“O livro é uma forma de compartilhar o conhecimento com a sociedade, está numa linguagem bem acessível para cumprir essa função social”, conta Elaine. “As pessoas que forem ao lançamento vão reviver um pouca da história, pois visitar o Hotel Gaspar é como visitar o passado”, finaliza a autora.

Sobre as autoras: Elaine Cristina Paganotti é formada em Administração, mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Maria Augusta de Castilho fez Pós-Doutorado em Linguística, Doutorado em História Social na USP (Universidade de São Paulo) e Mestrado e Graduação em História pela USC (Universidade do Sagrado Coração). É professora do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Local e do curso de História da UCDB.

Serviço
Lançamento: “Hotel Gaspar: Identidade e Memória no Contexto do Desenvolvimento Local”
Data: 13 de abril
Horário: 19h
Local: Hotel Gaspar – Avenida Mato Grosso, 02 – Centro
Autoras: Elaine Cristina Paganotti Rezende e Maria Augusta de Castilho
Editora: Life

Você pode gostar também