Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Com fotos diferentonas, sul-mato-grossense é indicado ao Oscar da fotografia

Além de fotos de casamento, e faz ensaios com debutantes e gestantes

Muitos descrevem o ato de fotografar como trabalhar com a luz, mas o que Daniel Ribeiro, de 44 anos, faz vai além, é arte, é criatividade pura. Aclamado como fotógrafo das alianças, o profissional que tem mais de 10 anos de trajetória e já recebeu diversos prêmios, está entre os 20 indicados para o Lente de Ouro, concurso organizado pela Inspiration Photographer, considerado o Oscar da fotografia.

Daniel exercita a criatividade para se destacar no mercado fotográfico.
Daniel exercita a criatividade para se destacar no mercado fotográfico.

“São 20 fotógrafos do mundo todo. Há quatro anos estou correndo atrás disso. Para mim é algo único. Sei como é difícil este reconhecimento, precisa estar em evidência. Além de premiações, eles levam várias coisas em consideração. É um reconhecimento artístico”, explica Daniel, que tem mais de 70 prêmios fotográficos. O evento acontece nos dia 13 e 14 de novembro em Balneário Camboriú.

Outro reconhecimento veio em forma de convite para palestrar no maior congresso sobre fotografias de casamento, o Wedding Brasil, que vai acontecer de 23 a 24 de abril do ano que vem, em São Paulo. “O que me levou a isso foi a fotografia. Quero mostrar como eu faço meu trabalho. Vai ser uma palestra de 50 minutos e a ideia é falar sobre o que mais destaca meus trabalhos, que são as fotos criativas”, afirma.

Criatividade extrema

Há cerca de 4 anos Daniel se especializou em casamentos e desde então vem colhendo frutos desta escolha e tem trabalhos fechados até em 2019. As fotos diferentonas começaram a aparecer quando ele aprendeu que o mercado fotográfico estava saturado, com resultados similares. “Eu queria chegar em algum lugar com a fotografia, ter reconhecimento. Teria que fazer um trabalho diferente. Eu tento olhar tudo de uma maneira diferente”, analisa.

Quando Daniel tem uma ideia, ele move montanhas – quase que literalmente – para fazer uma foto. Ele até convenceu os noivos a, depois da festa, viajarem por 28 quilômetros até um local previamente preparado para uma foto.

“Acabou o casamento às 4 horas e a gente foi. Eu tinha pagado um cara para fazer uma escada e fazer um aterro. É esse tipo de trabalho que eu faço, não é aquela foto que se faz em três minutos.”

Foto: Daniel Ribeiro

“Tenho a foto mais copiada do mundo, tenho orgulho de falar isso. Foi eu que criei a ideia”, comenta ele. A prova está nos diversos comentários de um grupo de Facebook, onde fotógrafos confessam ter produzido imagens similares.

Para esta foto, ele pediu para a noiva ficar na frente de um ring light (uma lampada circular) e para o maquiador passar a mão pelo meio. A foto, que faz parecer que a mão vem do além, foi premiada e “virou febre no Brasil e no mundo”, conta Daniel.

Foto: Daniel Ribeiro

Depois de ter sido tão copiada, ele diz que não repetiu a foto. “Fiz uma variação. Pedi para a noiva ficar na frente com com uma taça de champanhe e pedi para as 6 madrinhas passarem a mão, também segurando as taças”, explica.

Mas as fotos com as alianças, a sua marca registrada, são recriadas. “Repito e não paro. É um clichê, mas um fotógrafo me disse: ‘você pegou um clichê e transformou em algo’. A maioria dos casais pede e em todos os ensaios eu tento fazer”, declara.

A foto das alianças que ele destaca, onde o casal está deitado em uma rede por dentro da aliança, ele conta que levou 4 dias pra fazer. “Carreguei eucalipto, fiz buraco, falei com fazendeiro. No dia da foto caiu um temporal. Quase que o casal desiste, mas no final deu certo. E sem Photoshop”, garante.

Foto: Daniel Ribeiro

E tem o ensaio em que Daniel “colocou” a Esquadrilha da Fumaça para fazer um show particular para um casal. “Bem no dia de uma apresentação, coloquei um casal vestido de noivos em cima de um muro e peguei a apresentação”. O resultado é incrível!

Foto: Daniel Ribeiro

Além de casamentos, Daniel também faz ensaios com debutantes e gestantes. Para conhecer mais o seu trabalho, acesse o seu perfil do Instagram @daniel_ribeiro_ms.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...