5 dicas para economizar na hora de montar a ceia de Natal

O Natal está chegando e o planejamento prévio é fundamental para não gastar rios de dinheiro com a celebração

Há 10 dias do Natal, o planejamento sobre a ceia e a festa já começa a ser uma pulga atrás da orelha. Os produtos dos mercados vão ficando mais caros e procurados e, com o passar dos dias, é cada vez maior a chance de você ficar sem seu peru de Natal e ter que gastar mais para ter uma bela ceia. Para que isso não aconteça, a redação do MidiaMAIS separou 5 dicas simples para você ficar esperto e não dormir no ponto. Vamos lá?

1.Planeje suas compras

Essa dica é a dica mais importante da lista! Fazer as compras para a ceia natalina de forma antecipada fará você economizar dinheiro com certeza. Na hora de comprar as comidas, calcule a média do número de convidados para não comprar exageradamente e nem em falta, principalmente se você não quer passar o climão de faltar comida ou comer as sobras durante toda a semana.

Pesquisar os preços antes de comprar e fazer uma lista de controle das compras para lembrar não apenas dos produtos, como também da quantidade necessária, é uma ótima opção. Por mais que o desejo de ter uma mega ceia seja grande como nos outros anos, os preços sempre estão em mudança, então vale a atenção antes de correr para o mercado.

2. Faça uma ceia coletiva

Junte os amigos e familiares para elaborar um jantar em conjunto! Com isso, todos podem participar e economizar algum dinheiro, além do mais você acaba reunindo os entes queridos para curtir este momento em família no espírito natalino

Se você convidar muitas pessoas, você pode organizar o que cada um vai levar para evitar o desperdício. Se cada um levar um prato diferente, uma bebida ou mesmo uma sobremesa, será possível que todos comam bem e ninguém gaste muito. Um grupo nas redes sociais já ajuda na organização.

3. Reutilize a decoração

Depois de organizar comes e bebes, o que não pode faltar em uma ceia natalina é a decoração. A decoração de natal é fundamental para dar um toque especial na festa comemorativa. Então, na hora de decorar a ceia abuse da criatividade sem gastar muito dinheiro.

Alguns enfeites do ano passado podem servir para decorar a mesa neste ano. Compre apenas o que for realmente necessário, como velas. Se ficou bonito no ano passado, por que não neste ano? Fora isso, também há diversos DIY prontos para serem explorados.

4. Use a regra da Substituição

A recomendação é trocar os produtos caros e importados por versões nacionais e mais baratas. Isso traz uma economia grande. Essa é regra da substituição.

Para você ter uma ideia geral disso, saiba que as tradicionais aves e frutas secas podem ser tornar simples coadjuvantes nas ceias – com a crise econômica e o aumento de preços, é possível pensar nas frutas frescas e em outras carnes.

A carne suína normalmente é mais barata do que as aves, da mesma forma que as nozes e amêndoas podem substituir as castanhas de caju ou do Pará. O salpicão pode ser feito com frango comum, ao invés do defumado. Panetones de padaria são mais baratos que os industrializados e de marcas grandes.

5. Não deixe as compras para a última hora

Você já deve ter ouvido essa mesma dica em todos os anos anteriores, mas uma coisa é certa, o melhor é evitar o aumento de preços que costuma acontecer na véspera do Natal.

Em alguns locais, a variedade da oferta de produtos também diminui na última hora. Além disso, em geral, as filas aumentam muito. Portanto, se você quer economizar tempo e dinheiro, faça as compras com antecedência.

Mais notícias