Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Praça Bolívia na Capital oferece aulas de castelhano gratuita

O ensino será feito por meio de canções de povos que falam o idioma

Para aproximar ainda mais os brasileiros à cultura do país vizinho, a edição de maio, que será realizada neste domingo (10) da “Praça Bolívia” contará com projeto educativo para ensinar e  ajudar a praticar o castelhano, língua oficial da Bolívia. O evento conta com o apoio da FUNDAC (Fundação Municipal de Cultura). A iniciativa é da professora Suzana Mancilla, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O ensino será feito por meio de canções de povos que falam o idioma. A ação começa às 9h30 e haverá apenas 15 vagas preenchidas por ordem de chegada. É aconselhável trazer caneta e caderno para anotações.

Durante o evento haverá sorteio de prêmios para as mães que presentes. Para as crianças, haverá oficinas de confecção de brinquedos com a Cia das Artes a partir das 9h e de origami, totalmente gratuitas.

Nas atrações culturais, o Grupo T’ikay, integrante do Projeção Multicultural, fará uma apresentação completa mostrando um pouco do folclore de cada região boliviana a partir das 11h.

A feira será aberta pela banda Ensaio Geral a partir das 10h30. Às 11h, haverá o grupo de teatro Maracangalha com o espetáculo Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha, da obra de Frederico Garcia Lorca. A peça foi condecorada com o Prêmio Rubens Corrêa de Teatro em 2014.

Já tradicional no evento, a Ecoplantar levará ponto de coleta para óleos de cozinha, óleos recicláveis, poluentes, lixo eletrônico e plásticos diversos. 

A entidade trabalha para reduzir o impacto ambiental provocado pelo desinteresse e falta de educação da população no que diz respeito ao descarte de materiais recicláveis e poluentes.

A empresa desenvolveu um drive tru ecológico, localizado na avenida Ernesto Geisel, onde a população pode deixar seus resíduos. Cada boa ação rende pontos que podem ser trocados por brindes. Apesar de ser obrigação o cuidado com o meio ambiente, a iniciativa serve como incentivo.

Praça Bolívia

O projeto de lazer e cultural na Praça da Bolívia é realizado sempre no segundo domingo de cada mês. Há quase 10 anos existe a praça, com espaço que congrega diferentes representações folclóricas e artísticas, entre os povos.

O projeto tem horário programado para acontecer das 9 às 14 horas, na praça que se localiza na Rua das Garças com Barão da Torre, Bairro Coophafé. Próxima a avenida Mato Grosso.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...