Coronavírus: etapas Estadual e Nacional dos Jogos da Juventude são mantidas

COB adiou realização da etapa regional em meio à pandemia; Jogos de MS e Nacional aguardam data e Campo Grande tenta sediar torneio

Apesar de o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) ter anunciado na noite de quarta-feira (25) o cancelamento da etapa regional dos da Juventude, em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19), a Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de ) informou que as fases Estadual e Nacional da competição, em princípio, estão mantidas.

Conforme a federação, as etapas regionais focadas na classificação de modalidades coletivas (futsal, handebol, voleibol e basquetebol) são divididas em três conferências: Regional Verde (Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Regional Azul (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Regional Amarela (Espírito Santo, Goiás, , Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

Equipes das modalidades coletivas que passaram na classificatória estadual (os da Juventude de ) avançarão à fase Regional onde, caso fiquem em primeiro ou segundo, disputarão a Nacional, que foi agendada para novembro.

Em 12 esportes individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, luta olímpica e xadrez), a fase estadual assegura classificação direta à Nacional.

A Gedel (Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e Lazer) da Fundesporte não adiou os da Juventude do Estado, aguardando definição de datas considerando as medidas de proteção contra a pandemia. Já a confirmação da fase nacional partirá do COB, em junho, quando anunciará a cidade-sede.

Campo Grande, por carta de intenção do Governo do Estado, candidatou-se para receber a etapa final do torneio, que durante 15 dias reunirá alunos-atletas de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. Em 2019, a competição ocorreu em Blumenau (SC).

Coronavírus: etapas Estadual e Nacional dos Jogos da Juventude são mantidas
Mais notícias