Com pandemia, atleta de jiu-jitsu de MS vive nova rotina de treinos

Além de treinos físicos e ida à academia, Thaynara estuda as técnicas da modalidade para não perder o foco

A pandemia do novo coronavírus provocou uma intensa mudança na rotina dos atletas que viram os campeonatos serem adiados por conta do risco da disseminação do vírus. Sem uma data prévia para o seu retorno, os treinos foram duramente afetados e a nova realidade parece ser complicada de seguir.

A atleta campo-grandense de , Thaynara Victória Soares da Silva, de 17 anos conta que a pandemia dificultou sua rotina de treinos que já era estabelecida e não interferia em outras situação, como o seu ensino. Ela está no último ano do Ensino Médio e a pandemia acabou prejudicando não só as aulas, mas também seus treinos.

“Mudou totalmente, dificultou minha de treinos e também atrapalhou meu último ano do ensino médio, deixando as coisas bem conturbadas”, detalha a atleta.

Com os eventos deste ano cancelados, Thaynara explica que a nova adaptação está sendo complicada, mas “que está dando o melhor” durante a quarentena. “Estou fazendo treinos físicos, indo na academia com os devidos cuidados e também estudando as técnicas do ”, disse. Em meio a tanta coisa ruim acontecendo, ela aproveita para fortalecer a mente e enxerga nos livros, uma forma de manter a mente tranquila.

A frustração acompanhada do entendimento

Neste ano, a atleta disputaria um grande número de campeonatos regionais e nacionais. Entretanto, a pandemia acabou cancelando todas as competições e isso acabou deixando “no começo muito chateada e desanimada”, mas que aos poucos foi percebendo que isso envolveria a saúde de todos e desta forma, ela procurou se adaptar da melhor maneira.

Ainda sem saber quando volta aos tatames, a jovem lutadora reafirma que a pandemia influência no desempenho do atleta, não apenas na rotina, mas também na periodização dos treinos.

Thaynara explica que alguns eventos acabaram voltando gradualmente, mas que são fechados e apenas atletas contratados e mais graduados podem lutar.

Currículo de gente grande

A trajetória, apesar de curta, já conta com uma lista extensa de títulos que foram conquistados nos últimos anos. Thaynara Victoria é tricampeã brasileira, bicampeã mundial de jiu-jitsu, bicampeã do Troféu Brasil e venceu recentemente a competição da categoria absoluto disputado em Curitiba (PR). Além disso, a campo-grandense venceu outros títulos em torneios que foram disputados em Mato Grosso do Sul.

Recentemente, ela acrescentou em seu currículo o campeonato Sul-Americano, que foi disputado em São Paulo. Neste ano, antes do início da pandemia, Thaynara também foi ouro no Campeonato Brasileiro em São José, em Santa Catarina.

Com pandemia, atleta de jiu-jitsu de MS vive nova rotina de treinos
Mais notícias