Programa Esportivo de MS leva a Coxim, 1º Festival Escolar de Badminton

Acontece neste sábado (21.9) a 1ª Edição do Festival de Badminton Escolar em Coxim-MS. O evento idealizado pelos professores de treinamento da região Norte de Mato Grosso do Sul busca fortalecer a modalidade e promover a integração entre os estudantes da rede estadual de ensino participantes do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo da Fundesporte, em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED).

O Festival possibilita aos estudantes o acesso à prática do badminton, visando o pleno desenvolvimento de suas habilidades específicas, de acordo com a sua idade, além de aperfeiçoar as habilidades psicossociais necessárias ao desenvolvimento do ser humano através das atividades desportivas. A abertura do evento será no Ginásio Fernando Fontoura, localizado na Rua Acre, 2108, Morada Altos São Pedro, com início às 8h e contará com a participação de autoridades e gestores municipais.

De acordo com a organizadora do Festival, Keila Menezes, a expectativa é reunir 54 alunos-atletas de cinco instituições de ensino da região que aplicam a modalidade no programa de treinamento. São elas: E. E Francisco Ribeiro Soares, de Pedro Gomes; E. E Silvio Ferreira, de Coxim; E.E. Prof. Clarice Rondon dos Santos, E.E Thomaz Barbosa Rangel, de Rio Verde, e E.E Comandante Mauricio Coutinho Dutra, de Sonora.

O Programa Escolar da Fundesporte desenvolve 19 projetos de treinamento de badminton em 9 municípios do MS. Para o diretor-executivo da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, a criação de festivais é de fundamental importância dentro do ciclo do projeto de treinamento.

“Diferentemente de torneios e campeonatos, os festivais são mais simplificados em sua estrutura e organização e de grande importância para aproximação e troca de ideias entre os professores, treinadores, atletas e direção das escolas que desenvolvem o programa”, destacou o diretor.

Apoiadores do Festival: Fundesporte, Prefeituras Municipal de Coxim, Pedro Gomes, Vereador Mauro JR, Agro Gabriel e Secretaria de Promoção Social.

O Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo do MS é desenvolvido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) com a execução do Núcleo de Esporte (NESP) da Secretaria de Estado de Educação (SED), tendo sido implantado no segundo semestre de 2016 e atualmente atende 847 projetos em mais de 65 municípios do Estado.

Ao todo 584 profissionais de educação física integram o quadro de projetos de treinamento em 272 Escolas da Rede Estadual de Ensino, oportunizando o acesso dos alunos a 29 modalidades desportivas extraclasse.