Fique atento: UFMS encerra neste domingo as inscrições para Vestibular e Passe 2020

Neste ano, candidatos não precisam do Enem para ingressar na universidade

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) encerra neste domingo (17) as inscrições para o Vestibular 2020 e para o Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva). Vale lembrar que neste ano o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deixa de ser um pré-requisito para ingresso na universidade.

Para participar, o candidato deve acessar o site da Fapec (Fundação de Apoio à Cultura e Ensino), selecionar o link ‘Inscrições’ e escolher entre o Vestibular e o Passe. O interessado deve preencher a ficha de inscrição e escolher a cidade em que fará a prova. Vale ressaltar que para os cursos de Medicina, Direito e Música, as provas serão feitas apenas na Capital. A taxa de inscrição custa R$ 120.

A novidade neste ano é que os candidatos não precisam mais fazer o Enem para concorrer a uma vaga na universidade, apenas o Vestibular é o suficiente. As provas do Vestibular 2020 serão aplicadas no dia 1º de dezembro.

Para os candidatos ao curso de Música também haverá prova de habilidades específicas, agendada para o dia 9 de dezembro. Os candidatos que escolherem o curso de Música, assim como, cursos de Medicina e Direito só poderão realizar a prova no município de Campo Grande.

Passe UFMS

O Passe é uma das maneiras mais simplificadas de passar do Ensino Médio para o Superior e consiste em avaliações realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos ministrados naquele período. A escolha do curso só ocorre no ano de conclusão do Ensino Médio.

Neste ano, os candidatos poderão realizar as três etapas: a 1ª etapa é voltada aos estudantes que estejam cursando e terminem a 1ª série do Ensino Médio em 2018; a 2ª etapa é para os que estejam cursando e terminem a 2ª série do Ensino Médio em 2018 e já realizaram a 1ª etapa do Passe. E a última, a 3ª etapa, destinada aos estudantes que estejam cursando e terminem a 3ª série do Ensino Médio que realizaram anteriormente a 1ª e 2ª do Passe.

As provas da serão realizadas no dia 8 de dezembro. Os candidatos da 3ª etapa do Passe farão a prova já para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação, na modalidade presencial, para ingresso no ano letivo de 2020.

Confira os editais

Mais notícias