1,5 mil farão o TAF neste domingo; confira dicas para ir bem nos testes

Parque dos Poderes terá interdição no domingo

Domingo (26) será dia de prova para 1.580 pessoas que serão submetidas ao TAF (Teste de Aptidão Física) dos concursos da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul ) e CBMMS (Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul).

Os testes verificam se os candidatos atendem as exigências físicas mínimas para o desempenho das funções. Logo, preparo físico é fundamental para sair bem. Mas, não é apenas isso. A rotina que o candidato adotar na véspera da prova pode fazer diferença. Confira as dicas que podem fazer a diferença:

Leia o Edital

É importante que o candidato leia atentamente o edital e saiba todas as informações pertinentes ao cargo para o qual concorre, além de conferir com atenção o local e horário das provas é fundamental.

De olho no relógio

Planejar o tempo, levando em consideração fatores como clima, trânsito e deslocamento, para não correr o risco de perder a prova. A organização sugere, até, a utilização de aplicativos de transporte para que o candidato não se preocupe nem com o estacionamento do veículo.

Organize-se

Tudo tem que estar em seu lugar na noite anterior: documento oficial com foto, garrafa abastecida com água, roupas apropriadas para prática esportiva, levando em conta, inclusive, que a previsão é de mínima de 18º C no domingo.

Coma bem

O candidato bem alimentado vai se sair melhor no teste, que tem grande gasto calórico. É preciso comer bem, o que não significa necessariamente comer muito. Faça refeições equilibradas e evite ingerir alimentos gordurosos ou diferentes do que seu corpo está acostumado.

Descanse

Uma noite bem dormida vai fazer toda a diferença no seu rendimento durante o TAF. É recomendável também que você se exercite, mas este sábado não é dia de pegar pesado, principalmente porque precisa descansar.

Fique em paz

Manter a calma e concentração antes e durante os testes evita distrações e contribui para que os candidatos atinjam as metas. A ideia é manter higiene mental para relaxar e ficar com a mente sã antes de uma prova tão importante. Ir ao cinema pode ser uma boa, assim como ver um filminho no Netflix.

Nada de álcool

Consumir bebida alcoólica na véspera do TAF não é recomendado, pois a bebida pode provocar fadiga, o que vai influenciar no rendimento do candidato. Mas a dica do álcool serve, também, para atividades físicas intensas. Lembre-se: sábado é dia de pegar leve!

CRONOGRAMA

O teste com os exercícios localizados é realizado neste sábado (25) para os candidatos do concurso do Corpo de Bombeiros e no domingo (26) para os candidatos do concurso da PM. Já o teste de corrida será no domingo para ambos os concursos. O resultado, será expresso pelo conceito “apto” ou “inapto”.

O teste de corrida terá duração de 12 minutos e começa a partir das 7h, na sede da Semad (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), bloco I. Já os testes de exercícios localizados ocorrem na unidade Agrárias da Uniderp (Rua Alexandre Herculano, 1400).

Os testes serão aplicados por profissionais habilitados, sob a responsabilidade da Fapems (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul), e supervisionado pela Comissão Organizadora, em conjunto com uma Comissão Técnica designada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de MS (PMMS) e pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS).

(Com informações da assessoria)

Mais notícias