Inscrições para o 5° concurso de Redação do Senado Federal termina hoje

O 5° concurso de Redação do Senado Federal está com as inscrições abertas até hoje (31). Podem se inscrever alunos de 16 a 19 anos, regularmente matriculados no ensino médio de Escolas de Rede Pública Estadual e do Distrito Federal. O projeto é promovido pelo Senado Federal, em cooperação com o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação e as secretarias estaduais de Educação.


Para participar do concurso os alunos devem fazer uma redação dissertativa de 20 a 30 linhas sobre o tema “Meu município, meu Brasil”. O texto deve ser manuscrito em folha de inscrição própria, que está disponível no site www.senado.gov.br/jovemsenador .


O concurso é composto por três etapas. Na primeira, as escolas selecionam o texto de um aluno que deve ser inscrito nas secretarias estaduais até o dia 31 de agosto. Na segunda, as secretarias de Educação de cada unidade da Federação selecionam os três melhores textos enviados pelas escolas e os encaminham para o Senado Federal. Na última etapa, nacional, uma comissão julgadora indicada pelo Senado seleciona as redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. E até o dia 15 de outubro, o Senado divulgará o nome do finalista de cada unidade da Federação e os três primeiros colocados na etapa nacional.


Os primeiros colocados de cada unidade da Federação serão convidados a integrar o Senado Jovem Brasileiro em Brasília (DF). Cada finalista receberá um computador portátil, certificado de participação no concurso e medalha. As escolas dos três primeiros colocados da etapa nacional receberão computadores de mesa para uso coletivo na escola. Os custos com transporte para Brasília, acomodação e alimentação na capital ficam por conta do Senado.

Mais notícias