Estudante da Escola Danda Nunes recebe premiação de Concurso Internacional de Cartas

O tema levou a jovem a falar do maratonista Vanderley Cordeiro de Lima

É novamente uma alegria saber que, mais uma vez, uma escola municipal foi premiada no Concurso Internacional de Redação de Cartas”, disse o prefeito Nelson Trad Filho ao parabenizar a estudante de 14 anos Yasmim Dorigon Torres pela terceira colocação na Etapa Estadual do Concurso. Trad Filho entregou juntamente com o diretor regional dos Correios, Genivaldo de Oliveira Lacerda o prêmio, um som portátil à estudante e à escola, em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (25.05) na Escola Municipal Danda Nunes. O concurso internacional é promovido pela União Postal Universal (UPU), representado no Brasil pelos Correios.


O prefeito lembrou que os jovens estão cada vez mais acostumados a escrever reduzindo as palavras, resultado da Internet. ‘As cartas são instrumentos importantes para que se coloque no papel o sentimento por meio do conhecimento e esse concurso resgatou essa ideia”, comentou. Trad Filho ao parabenizar, a aluna, seus pais e os professores do Danda Nunes, fez questão de se referir à escola como um exemplo para as demais.


Neste ano, o tema do Concurso foi “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. Yasmin, que é aluna do 9º ano, escolheu o maratonista Vanderley Cordeiro de Lima por considerá-lo um exemplo de persistência, humildade e serenidade.


A aluna pontuou na carta o episódio em que ele foi atacado por uma pessoa durante uma competição em que seria o primeiro colocado e que mesmo assim ao chegar em terceiro lugar teve a capacidade de comemorar e agradecer pela oportunidade. “Ele foi um exemplo para outros atletas com a atitude passiva, alegre e serena e isso chamou a atenção de todos nós. Ele é um exemplo e eu gosto muito dele por isso”, argumentou a jovem.


A adolescente cita na carta valores como virtude, passividade, perseverança e alegria, características atribuídas a Vanderley e que reconhece como importantes para se viver bem. Lembrou que as Olimpíadas sempre foram marca de paz e de superação dos atletas. Ao serem mencionados pelo prefeito Nelson Trad Filho, os pais de Yasmin Márcia Maria Dorigon Torres e Edson Moraes Torres ficaram orgulhosos da filha que sempre foi boa aluna. “Ela se dedicou muito, pesquisou e estudou a história do maratonista Vanderley, e acredito que ela colocou toda a sua emoção no texto que fez”, concluiu o pai.


Ao valorizar a redação da jovem, o diretor regional adjunto dos Correios, Genivaldo de Oliveira Lacerda lembrou que o objetivo do concurso é trazer à tona discussões atuais e importantes. De acordo com o diretor regional, com o concurso que os jovens, meio da escrita, têm a oportunidade de expressar a opinião e conhecimento do assunto apresentado como tema, resultado de pesquisas. “Campo Grande participou com 25 escolas municipais e com muitas redações interessantes e bem elaboradas”, exemplificou.


A participação no concurso e as redações dos alunos da escola Danda Nunes geraram pesquisa, conversas com os pais e discussões com a professora de educação física, Cristiane Mazzine Mendes que incentivou e mobilizou os jovens a produzirem um bom texto. Essa mobilização, segundo o secretário Volmar Vicente Filipin é que contribui para uma educação melhor. “Com a capacitação continuada, os professores buscam o aprimoramento constante e valorizam a participação em concursos cientes de que esse tipo de atividade contribui para a aprendizagem”, assinalou o secretário, lembrando de outros concursos empreendidos na Reme, entre eles os de Matemática e Português.


Sobre a premiação


Os dois primeiros lugares foram para as estudantes Francielli Almeida da Silva Benites e Beatriz Nogueira da Silva, de Amambai. As alunas receberam um notebook e um som portátil, respectivamente. As escolas recebem também uma premiação igual a da estudante premiada. A vencedora nacional foi a estudante Joyce Lima Moreno, da cidade de Pojuca, na Bahia.


Concurso


A União Postal Universal – UPU, promove o Concurso Internacional de Redação de Cartas há 41 anos, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens de até 15 anos, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. No Brasil, o concurso é realizado pelos Correios.


 

Mais notícias