Abertas inscrições para o concurso do Detran para alunos e professores

Estão abertas as inscrições para o concurso “Juntos pela vida no trânsito- Pedestre eu Cuido” do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). Podem participar alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares do Mato Grosso do Sul. O concurso tem como objetivo construir junto com a comunidade escolar a educação para o trânsito, promovendo a cultura de respeito ao pedestre, transformando os alunos em promotores e multiplicadores das informações.

As categorias são dividas em Profissionais da Educação, onde a equipe deve contar com um coordenador pedagógico e no máximo quatro professores, sendo indispensável a participação de um professor de Educação Física no grupo. E a categoria Estudante do Ensino Fundamental e Médio onde os estudantes concorrem individualmente, sendo orientados por um professor.

Os conceitos e conteúdos balizadores do trabalho devem ter relação com a segurança viária, as regras do “ver e ser visto”, circulação, travessia segura, respeito ao pedestre e faixa de segurança. E princípios essenciais à preservação da vida, respeito, gentileza, cooperação, tolerância, solidariedade e cidadania.

Entre os prêmios estão máquinas fotográficas, smartphones e bicicletas. Os trabalhos devem ser encaminhados para a Divisão de Educação do Detran-MS, localizado na Rodovia MS 80, saída para Rochedo, Bloco 17 até o dia 17 de agosto, junto com a ficha de inscrição referente à categoria, que está disponível no site do Detran-MS www.detran.ms.gov.br

Subcategorias do concurso

Ensino Fundamental:

1º e 2º anos- produzir um cartaz no formato A4 em papel cartão ou cartolina com o tema: Atravessando a rua com segurança

3º e 4º anos- produzir uma história em quatro quadros, contendo uma narrativa com desenho e texto, no tamanho A4 com o tema: o que eu posso fazer para tornar o trânsito mais seguro?

5º, 6º e 7º anos- produzir um texto no formato poema com o tema: na faixa de pedestre, a vida prevalece

8º e 9º anos- produzir um texto no formato narrativo com o tema: quando ocorre um acidente…

Ensino Médio:

1º, 2º e 3º anos- produzir um texto na forma dissertativa com o tema: paz no trânsito

O edital está disponível no site do Detran-MS, no link Educação para o Trânsito.

Mais notícias