Obras da Rota Biocêanica seguem em ritmo acelerado do lado paraguaio

Trechos pavimentados são entregues antes do cronograma e país aguarda avanços do lado brasileiro

Enquanto a Rota Biocêanica ainda não começa a mudar a infraestrutura em , no as obras avançam em ritmo acelerado e estão sendo entregues antes do previsto no cronograma.

Já está habilitado trecho de 106 km de rodovia asfaltada e sinalizada na área de Loma Plata, distrito de Boqueirão, que foram entregues dois meses antes do previsto. Também foi entregue um mês antes do cronograma as obras de pavimentação em Carmelo Peralta, divisa com Porto Murtinho (MS).

A ABC TV destaca o avanço rápido das obras na região do Alto . No final de novembro, o presidente do , Mario Abdo Benítez, entregou mais um trecho de pavimentação. Assim, já foram concluídos 120 km de asfalto dos 277 km previstos na região.

Na ocasião, o chefe do Executivo do país vizinho destacou a importância da obra para o país. “Este trabalho mudará a configuração logística do nosso país, permitirá ao Chaco ser o centro de um processo de integração da região. Os grãos produzidos por outros países, como e Brasil, assim como nosso país terão acesso competitivo aos mercados do Pacífico por meio dos portos do Chile ”, pontuou.

Rota Biocêanica
Outro trecho também já pavimentado pelo governo paraguaio. (Foto: Divulgação)

Em MS

Por outro lado, em , o avanço do projeto ainda esbarra na burocracia. Os progressos mais significativos, por enquanto, ocorreram na região de Porto Murtinho, que será um ponto importante na estrutura econômica da Rota Biocêanica.

A ponte internacional que ligará o município ao país vizinho ficou a cargo do . Do lado brasileiro, em novembro, o governo federal publicou a contratação de empresa para elaboração dos estudos e do projeto do acesso à ponte sobre o Rio , em Porto Murtinho.

Com a nova ligação entre os países, o governo estuda detalhes para a construção do Centro Integrado de Controle de .

Ainda por lá, empresa já foi contratada pelo governo do Estado para executar obras de  da estrada de acesso a um estacionamento na região portuária de Porto Murtinho.

Obras da Rota Biocêanica seguem em ritmo acelerado do lado paraguaio
Mais notícias