Frango brasileiro com coronavírus preocupa e acende alerta a produtores de aves de MS

Associação diz que apesar de caso ser de indústria de SC, impacto deve chegar a produtores daqui

Avicultores de Mato Grosso do Sul receberam com preocupação a notícia de que a China encontrou coronavírus em asas de frango importadas do Brasil, na manhã desta quinta-feira (13).

Trata-se de um lote da Aurora, indústria com unidade em , mas a notícia acende um alerta em todo o país. “Os produtores estão extremamente preocupados, pois foi montada toda uma estrutura em MS para produzir frango de corte, com padrão tecnológico muito alto e valores bem expressivos. A gente corre o risco de, momentaneamente, diminuir a produção, porque se diminuir a procura do produto, a produção diminui”, explicou o presidente da Avimasul (Associação dos Avicultores Integrados de Mato Grosso do Sul), Adroaldo Hoffmann.

Ainda conforme Hoffmann, apesar de ser um caso pontual em outro estado, acaba afetando a produção em MS. “Vai impactar sim, traz impacto negativo, pois todos os eventos que não são para incentivar a produção geram uma desconfiança e, no mínima, vai gerar um critério mais rígido, inclusive da nossa parte para  aumentar o controle e a vigilância para que fatos assim não se repliquem”, comentou.

Governo

Em nota, o governo brasileiro informou que “outras amostras do mesmo lote foram coletadas, analisadas e os resultados foram negativos”.

O governo informou que o MAPA (Ministério de , Pecuária e Abastecimento) ainda não foi notificado oficialmente do ocorrido e “reitera a inocuidade dos produtos produzidos nos estabelecimentos sob SIF, visto que obedecem protocolos rígidos para garantir a saúde pública”.

Suspensão das exportações

No dia 23 de julho, A de Dourados teve suspensa a exportação de frango para a China. A necessidade de aumentar o controle sanitário em decorrência da covid-19 é o motivo alegado extra-oficialmente pelo governo chinês para a suspensão temporária de frigoríficos de vários países, em meio ao aumento de casos da doença nos abatedouros.

Frango brasileiro com coronavírus preocupa e acende alerta a produtores de aves de MS
Mais notícias