Contribuintes têm só até o fim do mês para garantir 15% de desconto no IPVA

Desconto é válido para pagamento à vista

Os proprietários de veículos devem ficar atentos, o desconto de 15% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) vale somente até o dia 31 de janeiro, para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista. O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado e fica atrás somente do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Ao todo foram encaminhados 1,1 milhão de carnês – número correspondente a frota de veículos sul-mato-grossense. Quem não recebeu a correspondência ou não está com o boleto para realizar o pagamento pode imprimir a segunda via pelo canal de autoatendimento do IPVA na internet. Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, não há desconto.

A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) informa que o governo manteve para 2020 os descontos no IPVA e as condições especiais dos anos anteriores. Carros de passeio, por exemplo, vão continuar com desconto de 25%, resultando em uma alíquota de 3,5%. Caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano. Para motocicletas, a primeira tributação tem desconto de 50%, resultando em uma alíquota de 1% sobre a tabela FIPE.

As alíquotas para veículos usados são de 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos; de 2,5% para embarcações e aeronaves; 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart; 3,5% para carros de passeio; 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel; e de 7% para veículos de corrida. Para frotistas, a redução também permanece inalterada.

(com assessoria)

Mais notícias