Falas de Bolsonaro podem prejudicar exportações do agronegócio, avalia Ciro

Para o dirigente, produção rural brasileira e mineração têm carregado o País nas costas

Durante agenda partidária em Campo Grande, o vice-presidente nacional do PDT Ciro Gomes chamou de criminosa a atitude internacional do presidente Jair Bolsonaro (PSL) dizendo que à medida em que ele emite opiniões ‘grosseiras’ sobre outros países, tem aberto arestas sem precedentes nas relações internacionais que podem prejudicar as exportações.

No caso de Mato Grosso do Sul, cujo volume de exportações tem aumentado a cada ano, a preocupação é que a postura do presidente tenha impacto negativo nos mercados consumidores. “Somos um país que é muito gravemente dependente das exportações do agronegócio porque nós somos muito importadores de produtos industriais, temos um buraco imenso e quem está carregando o Brasil nas costas é a produção rural brasileira e a mineração”, avaliou.

Segundo ele, Bolsonaro tem ‘insultado’ os principais mercados. No caso da indústria, a crítica é feita em relação às falas do presidente contra a Argentina. Já em relação às commodities, a preocupação é pelas relações com a União Européia. “Brigou com a Alemanha, brigou com a França, brigou com a Noruega, pra falar nessa semana. Estou rindo pra não chorar”, disse.

Aproximação dos Estados Unidos

Para piorar o cenário, na avaliação de Ciro, o alinhamento aos americanos ‘tem tudo a ver com o oposto’ das vantagens que o Brasil poderia ter na briga comercial dos Estados Unidos com a China. “Os Estados Unidos são nossos competidores. O maior competidor do Brasil em soja é a América do Norte, o maior competidor em milho é a América do Norte, o maior competidor em fruticultura, suco de laranja e petróleo é a América do Norte”, disse, criticando o fato de ao invés do Brasil se unir com o principal comprador, que seria a China, o governo decidiu se aliar ao seu principal competidor’. “Não que a amizade não deva ser preservada, mas estou falando de interesses práticos”, finalizou.

Mais notícias