Exportações de carne e celulose aumentam e balança comercial de MS segue positiva

Saldo referente à venda de carne bovina subiu 24,15% e celulose, 10,84%

Com destaque para o aumento nas exportações de carne bovina e celulose, o saldo entre tudo que o Estado vendeu e comprou de outros países entre janeiro e agosto deste ano supera R$ 2 bilhões positivos.

De acordo com números da Carta de Conjuntura elaborada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o saldo referente à venda de carne bovina subiu 24,15%, já os números para a celulose apontam aumento de 10,84%.

Conforme o secretario Jaime Verruck, da Semagro, o Estado segue expandindo seu mercado no exterior, com mudanças no ranking dos principais produtos. “É o caso da soja, que apresenta queda de 44,16% no volume de venda, enquanto o milho teve alta de 266%. Já a celulose se mantém no topo com faturamento de US$ 1,380 bilhão no período”, destaca.

Ainda segundo informações da Semagro, o principal destino das exportações do Estado continua sendo a China, com 43,82% do total. Japão (124,25%) e Estados Unidos(85,15%) aparecem com expansão expressiva na compra de produtos sul-mato-grossenses.

O município com o maior volume de exportações em MS é Três Lagoas, com 51,52%, seguido de Campo Grande (8,65%) e Dourados (7,47%).

Mais notícias