Mel do Pantanal e linguiça de Maracaju representam MS em mapa do IBGE

Mapa foi divulgado na última quinta-feira

Mel do Pantanal e linguiça de Maracaju representam MS em mapa do IBGE

O mel do e a linguiça de Maracaju representam Mato Grosso do Sul na edição deste ano do Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, parceria entre o (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Mel do Pantanal e linguiça de Maracaju representam MS em mapa do IBGEO mapa foi divulgado na última quarta-feira (13) e tem informações sobre as regiões de origem de produtos e serviços certificados por Indicação de Procedência e/ou Denominação de Origem. As Indicações Geográficas foram definidas pelas próprias associações, sindicatos e cooperativas de produtores locais e estão certificadas pelo INPI.

Os dois representantes do Estado entraram na lista em 2015 e 2016. Conforme o , a versão 2017 ganhou quatro novos produtos: o inhame de São Bento de Urânia (ES), a erva-mate de São Matheus (PR), as uvas de Marialva (PR) e o mel do oeste do Paraná, elevando para 53 as Indicações Geográficas certificadas no Brasil.

O mel produzido no foi a primeira Indicação Geográfica para mel conferida em todo o País. De acordo com a Embrapa , a região era erroneamente apontada como não indicada para a obtenção de mel e de outros produtos apícolas em escala comercial, pois algumas tentativas resultaram em méis de má qualidade com cores escuras e odores não satisfatórios.

Mel do Pantanal e linguiça de Maracaju representam MS em mapa do IBGEA linguiça de Maracaju é preparada com carne nobre bovina, temperos e suco de laranja azeda – remonta a 1890, duas décadas após o fim da Guerra do Paraguai. A iguaria é fabricada pelos 12 integrantes da Aptralmar (Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju).

O produto deu origem, há 22 anos, ao maior encontro gastronômico de Mato Grosso do Sul, a Festa da Tradicional Linguiça de Maracaju. O evento atrai turistas e gera empregos temporários, ajudando a fortalecer a agroindústria e o comércio do município.

Mel do Pantanal e linguiça de Maracaju representam MS em mapa do IBGE
Mais notícias