TV por assinatura em MS terá reajuste já neste mês

Nova tarifa ocorre devido aumento do ICMS

Clientes de TV por assinatura em Mato Grosso do Sul devem preparar os bolsos, pois o preço da mensalidade do serviço vai subir já a partir deste mês. Várias empresas, como a NET Campo Grande, já comunicam os clientes do reajuste, explicando também que a mudança de valor se deve ao aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), anunciado pelo governo do Estado em outubro de 2015.

Segundo nota encaminhada pela NET aos clientes, "As empresas, entidades e associações do setor não mediram esforços na tentativa de evitar esse aumento. Além de onerar ainda mais os serviços essenciais ao desenvolvimento do nosso país e da nossa economia, a medida nos distancia do imenso desafio social de conectar todos os brasileiros, em um país carente por infraestrutura e serviços digitais, e onde o consumidor já paga uma das mais altas cargas tributárias do mundo".

Conforme o Jornal Midiamax noticiou em outubro de 2015, o percentual do imposto passará dos atuais 10% para 15%, ou seja, um aumento de 50% no imposto. A medida foi aprovada pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que reúne os secretários de segurança de todos os estados. O aumento da alíquota vai ser adotado por 16 estados, entre eles Mato Grosso do Sul. Em Minas Gerais, por exemplo, o percentual passa a 12% e em Santa Catarina, a cobrança será de 10%. Em nove estados, foi mantida a alíquota anterior de 10%: Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

Mais notícias