Em MS, não há previsão de suspensão nos cortes de energia para quarentena

Serviço é de concessão federal e está sob tutela da Aneel

Diferente da Águas Guariroba para a qual decreto municipal proibiu corte no fornecimento de água em Campo Grande por 60 dias, a Energisa não tem nenhum tipo de previsão sobre o benefício para as contas de energia elétrica dos sul-mato-grossenses durante a quarentena pelo novo coronavírus COVID-19.

Procurada pela reportagem, a empresa informou que sua concessão é federal regulada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que tem dialogado com o Governo Federal as medidas a serem tomadas no período. Em nota, a Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica) informou que ‘o fluxo de recebimentos das faturas de energia não pode ser interrompido’.

Conforme a entidade, custos somam mais de 80% da conta e os tributos dela decorrentes são destinados à arrecadação dos Estados da União que contam com esses recursos, via tarifa, inclusive para suas ações na área de saúde. Confira a íntegra do comunicado aqui.

Também por meio de nota, a Energisa disse estar sensível ao avanço da doença e que todo o setor de energia está unido em diálogo em busca de agir de forma estruturada. Confira a íntegra da manifestação da concessionária em MS:

Nota |Energisa

A Energisa está sensível ao avanço da pandemia do Covid 19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia. Todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, para agir de forma estruturada, buscando o melhor para o país neste momento e garantindo que soluções para o setor sejam pensadas em âmbito nacional, abordando todas as suas variáveis e implicações.

A empresa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos nossos colaboradores e dos nossos clientes, incentivando também que o contato com a empresa seja feito prioritariamente através dos nossos canais digitais – site, aplicativo Energisa On e através da Gisa, nosso canal de whatsapp com atendimento em diversos estados. Vale ressaltar que a empresa já tem os devidos planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências.

Mais notícias