Mercado atacadista é multado por vender produtos vencidos e impróprios para consumo

Alguns produtos não possuíam informações na embalagem como procedência ou prazo de validade

Uma unidade de grande rede atacadista de Campo Grande foi autuada pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) depois de cometer irregularidades na venda de produtos. Na unidade do Fort Atacadista, localizada na Vila Rica, fiscais encontraram produtos vencidos e impróprios para consumo.

O Procon informa que estavam expostos produtos com prazo de validade expirado, alguns há quase um mês. Além disso, outros produtos estavam em condições impróprias para o consumo, mesmo que ainda dentro do prazo de validade. O atacadista foi autuado e os produtos foram descartados.

Entre os produtos vencidos que foram para o lixo, estão 80 pacotes de cookies e mini cookies; 26 embalagens de pães de vários tipos: tradicional, integral e de hambúrguer; oito embalagens com 96 unidades de iogurte; 12 bandejas de queijo prato e 7 embalagens de linguiça bovina.

Além disso, os fiscais encontraram produtos dentro do prazo de validade, mas impróprios para o consumo: 21 pacotes de pães de forma do tipo tradicional, especial e integral. Outra irregularidade constatada foi a presença de produtos que não dispunham de procedência, prazo de validade ou outra informação que pudesse orientar o consumidor.

O superintendente do Procon, Marcelo Salomão, explica que os consumidores devem ficar atentos para as informações expostas na embalagem dos produtos, assim é possível evitar a compra de produtos vencidos. “Lembramos, também, que a validade não se limita ao prazo de exposição para venda, mas se estende ao tempo que ficará armazenado em casa”, complementa Salomão.

O Jornal Midiamax entrou em contato com o Fort Atacadista que destacou que “a reposição dos produtos expostos e o controle de datas dos itens são feitos pelo pelos promotores de merchandising das indústrias, com a supervisão do Fort. Reiteramos que estamos tomando as devidas providências junto à essas indústrias para que isso não aconteça novamente. O Fort Atacadista ressalta seu compromisso de sempre oferecer produtos de qualidade e em boas condições de consumo aos clientes”.

*Matéria atualizada às 13h20 para acrescentar o posicionamento da empresa