Detran-MS alerta para golpe que pede dinheiro para facilitar a CNH

Órgão de trânsito alerta que é impossível requerer o documento sem passar por todas as etapas, que são obrigatórias

Um novo golpe está sendo aplicado entre sul-mato-grossenses que buscam obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação): com a proposta de obter o documento de forma mais rápida, anúncios de “CNH Facilitada” ganham as redes sociais, com a promessa de inclusive pular algumas etapas da obtenção.

Os anúncios prometem agilidade na CNH e por isso mesmo podem ser golpes, já que existe apenas um processo unificado para a obtenção, que requerem passar por todas as etapas previstas na lei, tais como exames clínicos (visão e psicotécnico), aulas sobre legislação, aulas práticas de direção e, por fim, o exame prático.

Os supostos golpes ficam ainda mais caracterizados porque as propostas sedutoras de CNH Facilitada requerem pagamento antecipado dos valores para as emissões. Normalmente, os pagamentos são solicitados por meio de depósitos, transferências ou pagamento de boletos avulsos antes da entrega. Além disso, os golpistas nunca marcariam encontros presenciais com as vítimas.

Tem que denunciar

Conforme a diretora de habilitação do Detran-MS, Rosilda Melo, para qualquer procedimento relativo a obtenção ou regularização da CNH, é orientado que  procure sempre os meios legais, através dos órgãos competentes, como um Centro de Formação de Condutores, por exemplo.

“E lembre-se a única forma legal de obter a habilitação é passar pela capacitação, avaliações e exame psicológico, médico, teórico e prático”, concluiu.

A delegada corregedora do Detran-MS, delegada Maria de Lourdes Cano, ressalta que é possível denunciar essa ação através do telefone 3368-0206 ou pelo e-mail [email protected] “Após a denúncia, o caso será apurado para que o delinquente seja punido pela sua responsabilidade criminal”, conclui.

(Com informações da assessoria)

Mais notícias