PROCON de Três Lagoas divulga relatório de atividades de 2009

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Três Lagoas divulgou nesta quinta-feira (5) o relatório geral das atividades do ano de 2009. De acordo com o relatório, no ano passado o órgão registrou cerca de 5.900 reclamações, atendimentos preliminares e informações de relação de consumo. Esse número representa um aumento significativo no atendimento do PROCON, já que nas gestões anteriores a da prefeita Simone Tebet (PMDB) eram registradas uma média de 220 reclamações por ano.

Para o diretor do PROCON, Luiz Carlos Alonso, a eficiência no atendimento ao consumidor se deve a melhoria no sistema utilizado pelo órgão, assim como o total apoio da prefeita Simone para as ações do Programa. “A Administração atual deu total apoio para aperfeiçoar as nossas ferramentas, o sistema, informatizar o atendimento, bem como treinar os nossos técnicos”, afirmou Alonso. Segundo o diretor, todos os funcionários do PROCON possuem graduação em Direito.

Ações

Dentre as ações, o PROCON realizou no ano passado 2.297 reuniões de Conciliação; efetuou 12 fiscalizações em supermercados quanto a irregularidades como a ausência de preços de produtos, data de validade das mercadorias, venda casada, limite de quantidade de venda e leitor de código de barras; 68 fiscalizações com base na Lei nº 1.961 sobre atendimento nas agências bancárias do município de Três Lagoas; expediu 48 Certidões Negativas de Violação a Direitos do Consumidor; e solicitou o levantamento de preços referente a pesquisa de material escolar e produtos de Páscoa.

DPVAT

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor também realiza gratuitamente atendimento com relação ao processo do seguro DPVAT. Em 2009 foram 82 processos realizados pelo TAC, com o Ministério Publico Estadual e SINCOR a respeito do DPVAT; 59 processos de DPVAT indenizados, e 962 orientações quanto ao seguro. Segundo o relatório, 19 processos de DPVAT estão em andamento.

O valor total indenizado do DPVAT às vítimas de acidentes de trânsito no ano passado totalizou R$ 337.197,00.
Toda vítima de acidente de trânsito pode ter direito ao seguro DPVAT. Em caso de morte, invalidez permanente e despesas comprovadas com médicos e hospitais o pedido de indenização é simples e de graça. O PROCON de Três Lagoas cuida do processo de forma rápida e segura. Mais informações pelo telefone 3929-1819. O atendimento é de graça.

Mais notícias