Cotidiano

VÍDEO: Fogo em terreno causa transtorno a moradores do Vilas Boas

Um terreno, localizado entre as ruas Felipe Camarão e Araújo Lima, no bairro Vilas Boas, pegou fogo na tarde deste domingo (28), em Campo Grande. Um dos moradores quase desmaiou por conta do forte cheiro de fumaça. Segundo os vizinhos do local, não é a primeira vez que o problema acontece. Além disso, relatam que […]

Renata Fontoura Publicado em 28/02/2021, às 15h15

Uma mangueira foi usada para amenizar a fumaça - Foto: Leitor Midiamax/Fala Povo
Uma mangueira foi usada para amenizar a fumaça - Foto: Leitor Midiamax/Fala Povo - Uma mangueira foi usada para amenizar a fumaça - Foto: Leitor Midiamax/Fala Povo

Um terreno, localizado entre as ruas Felipe Camarão e Araújo Lima, no bairro Vilas Boas, pegou fogo na tarde deste domingo (28), em Campo Grande. Um dos moradores quase desmaiou por conta do forte cheiro de fumaça.

Segundo os vizinhos do local, não é a primeira vez que o problema acontece. Além disso, relatam que a limpeza na área nunca limpa pelos proprietários. “O mato é sempre alto. Muita fumaça, calor e cheiro de lixo queimado”, relata um morador que não será identificado pela reportagem, conforme pedido.

O senhor tentou aliviar a fumaça com ajuda de uma mangueira. “Quase desmaiei”, alega. O Corpo de Bombeiros foi acionado e marcou presença para combater o fogo.

Perigo das queimadas

Tanto em grandes ou pequenas proporções, a fumaça de queimadas contém diversos elementos tóxicos. De acordo com uma reportagem sobre o tema produzida pela BBC News, o mais perigoso é o material particulado, formado por uma mistura de compostos químicos.

“São partículas de vários tamanhos e, as menores (finas ou ultrafinas), ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea”, explica.

Outro composto prejudicial é monóxido de carbono (CO). Quando inalado, ele também atinge o sangue, onde se liga à hemoglobina, o que impede o transporte de oxigênio para células e tecidos do corpo.

Fala Povo – o WhatsApp do Jornal Midiamax

As imagens foram enviadas ao Fala Povo, o WhatsApp do Jornal Midiamax, no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.
Jornal Midiamax