Cotidiano

Unidade móvel faz exames gratuitos para mulheres em praça de Dourados

Até a próxima sexta-feira (12), a mulheres de Dourados poderão contar com exames gratuitos de Papanicolau e Mamografia. O serviço é oferecido pelo Hospital de Amor de Dourados e teve início nesta segunda-feira (8), das 7h às 17h, na Praça Antônio João, região central de Dourados. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp, no número […]

Marcos Morandi Publicado em 09/03/2021, às 08h15

Ação tem o apoio da Prefeitura de Dourados. (Foto: Leandro Silva).
Ação tem o apoio da Prefeitura de Dourados. (Foto: Leandro Silva). - Ação tem o apoio da Prefeitura de Dourados. (Foto: Leandro Silva).

Até a próxima sexta-feira (12), a mulheres de Dourados poderão contar com exames gratuitos de Papanicolau e Mamografia. O serviço é oferecido pelo Hospital de Amor de Dourados e teve início nesta segunda-feira (8), das 7h às 17h, na Praça Antônio João, região central de Dourados.

O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp, no número (67) 99611-0371, em horário comercial. A paciente precisa aguardar a confirmação em até 3 dias úteis. Os atendimentos acontecerão de forma organizada, seguindo todas as medidas de biossegurança, por isso é necessário ligar antes.

O prefeito Alan Guedes esteve no local e parabenizou todas as mulheres envolvidas no projeto. “Daqui alguns dias o Instituto do Hospital de Amor de Barretos entra em operação, em uma parceria com a prefeitura na coleta de exames se preventivo e mamografia e essa parceria ficará ativa por muito tempo. Estamos muito felizes por esse dia”, declarou.

A presidente da Apoiadores (Associação de Apoiadores do Hospital de Amor), Cristiane Iguma Câmara, destacaou a importância da parceria com a prefeitura municipal. “Tivemos todo suporte da gestão atual, que colocou a secretaria de saúde à disposição”, afirmou Iguma.

Para fazer o exame de mamografia é necessário ter idade entre 40 a 69 anos, sendo que de 40 a 49 anos é necessário um ano de intervalo do último exame, já de 50 a 69, são necessários dois anos de intervalo. O exame de Papanicolau é feito em mulheres de 25 a 64 anos, que também tenham feito o último exame há no mínimo um ano.

Na próxima semana, do dia 15 ao dia 19 de março, a unidade seguirá para o Distrito de Vila Vargas, e do dia 22 a 26, no Distrito de Itahum. Para estes locais o agendamento será feito em suas Unidades Básica de Saúde.

Legenda: Em parceria com a prefeitura, a Unidade Móvel percorrerá pontos de Dourados com exames para mulheres

Jornal Midiamax