Cotidiano

Umidade do ar pode chegar a 12% em todo o Estado neste sábado, alerta instituto

O alerta de perigo para baixa umidade relativa do ar vigora até 17h e é de grau 3 em uma escala de severidade que vai de 1 a 4.

Jones Mário Publicado em 27/03/2021, às 14h00

Zona rural de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo Midiamax)
Zona rural de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo Midiamax) - Zona rural de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para baixa umidade do ar em todo Mato Grosso do Sul neste sábado (27). O índice pode ficar entre 12% e 20%.

O aviso de perigo vigora até 17h e é de grau 3 em uma escala de severidade que vai de 1 a 4. De acordo com o alerta do Inmet, a umidade baixa pode acarretar em incêndios florestais e riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal para a saúde humana é que a umidade relativa do ar fique acima dos 60%.

A recomendação do Inmet é para ingestão de bastante água, evitar desgaste físico e exposição ao sol. A instituição também sugere umidificar ambientes, bem como uso de hidratante.

Problemas decorrentes da baixa umidade do ar podem ser comunicados à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) para hoje já indicava o tempo seco, além de temperaturas altas em todo o Estado.

Jornal Midiamax