Cotidiano

Saúde prorroga suspensão de cirurgias eletivas em Campo Grande

Procedimentos day clinic estão mantidos, desde que não haja sedação profunda

Adriel Mattos Publicado em 08/04/2021, às 15h32

None
Divulgação/Sesau

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) prorrogou até o dia 14 de abril a suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares na rede privada de Campo Grande. A resolução foi publicada em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande nesta quinta-feira (8).

A medida havia sido baixada em 24 de março. Os motivos para manter a suspensão da realização das cirurgias ainda é a pandemia de Covid-19, que voltou a crescer no Estado e atingiu novo pico; além da sobrecarga na rede de saúde, que enfrenta escassez de medicamentos para intubação.

Por outro lado, a Sesau autorizou a continuidade dos procedimentos day clinic, ou seja, aqueles em que o paciente recebe alta no mesmo dia. Isso desde que não seja utilizada sedação profunda que necessite de medicamentos que estejam em falta no mercado, anestesia geral e/ou intubação. 

Hoje, Mato Grosso do Sul registrou novo recorde de mortes, com 86 óbitos em 24 horas, conforme o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde). O Estado já soma 223.209 pacientes infectados pela Covid-19, com 1.295 novos casos nesta quinta.

Com os novos óbitos, o total de vítimas fatais em MS chega a 4.717 mortes desde o início da pandemia. O último recorde de óbitos havia sido registrado no boletim do dia 26 de março, com 70 mortes.

Jornal Midiamax