Diante do cenário preocupante, o infectologista cobrou medidas urgentes contra a Covid-19 no país por meio de carta aberta.
Dândara Genelhú Publicado em 07/03/2021, às 17h11
Desde o início da pandemia, o infectologista Júlio Croda, permanece em destaque quando o assunto é coronavírus. O profissional que faz parte da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), acompanha diariamente a evolução da pandemia em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Diante do cenário preocupante, o especialista cobrou medidas urgentes contra a Covid-19 no país por meio de carta aberta.
Assim, Croda publicou a carta nas redes sociais no último sábado (6). No início, o infectologista anuncia com pesar que o Brasil já passou das 260 mil vítimas fatais da Covid-19 e vem registrando recordes de mortes todos os dias. “Muitas delas poderiam ter sido evitadas, se medidas sanitárias eficazes e políticas públicas coordenadas tivessem sido implementadas para a mitigação do espalhamento do vírus”.
Então, o infectologista destacou que o momento é de dificuldades, até mesmo para os que estão por trás das descobertas que trazem soluções possíveis para o vírus. “Nesse momento sofrido da nossa história, como pesquisadores das áreas da Vida e da Saúde, não poderíamos deixar de nos pronunciar e pedir pela preservação da vida do povo brasileiro, acima de qualquer outra prioridade”.
Além disto, o pesquisador apontou que a ciência também passa por preocupações financeiras no país. “Essas e outras pesquisas relevantes para o desenvolvimento soberano do país estão agora ameaçadas pelos cortes no financiamento à pesquisa feitos nos últimos anos no Brasil”. Assim, Croda se preocupa com o futuro dos projetos e gerações novas de pesquisadores brasileiros.
“É importante também destacar o papel que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem desempenhado no enfrentamento dessa crise de saúde pública”, disse na carta. Também com cortes orçamentários, Croda reforça que existe uma “camisa de força orçamentária impedindo que gastos necessários que salvariam vidas fossem feitos”.
Por fim, o pesquisador sul-mato-grossense escreveu uma lista de medidas urgentes que devem ser adotadas pelo Governo Federal para tirar o Brasil da situação de calamidade da pandemia. Confira a lista na íntegra: