Demais cidadãos serão vacinados após a conclusão dessa lista
Gabriel Maymone Publicado em 02/04/2021, às 13h40
Com a previsão de novas doses de vacina contra covid para chegar neste mês, a expectativa é grande para chegar logo a sua vez de ser imunizado contra a doença. Porém, o Ministério da Saúde divulgou uma lista de grupos que devem receber a vacina primeiro.
As primeiras doses foram destinadas a profissionais de saúde e idosos, partindo da maior idade para menor, até chegar aos 60 anos. Além deles, a primeiras prioridades foram indígenas, pessoas acima de 60 anos que vivem em asilos e deficientes em instituições. Num segundo momento, também foram incluídos povos ribeirinhos e quilombolas.
A lista pode sofrer alteração, conforme a conveniência de cada região. Em Japorã, por exemplo, indígenas se recusaram a tomar a vacina contra covid e, então, as doses foram destinadas a idosos. Assim, todas as pessoas com mais de 60 anos do município já foram imunizadas.
Devido à baixa quantidade de doses recebidas na semana passada, Campo Grande, por exemplo, passou o grupo de deficientes acima de 18 anos na frente dos idosos com 66, para não parar a vacinação e, ao mesmo tempo, conseguir atender ao público programado.
Ainda assim, podem haver alterações. Em São Paulo, por exemplo, a classe de professores e trabalhadores da educação serão vacinados neste mês. Já em Mato Grosso do Sul, mais de 15 miil integrantes das forças de segurança pública receberão doses do imunizante em abril.
O Ministério da Saúde publicou um comunicado sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. Há uma lista de grupos de pessoas que poderão tomar as doses da campanha nacional de vacinação contra o coronavírus — eles estão em ordem de prioridade:
Nesta relação, são cera de 77 milhões de pessoas. As pessoas acima de 18 anos que não fazem parte de nenhum desses grupos, deverá ser vacinada após a conclusão dessa lista, o que deve ocorrer apenas no 2º semestre. A previsão do governo federal é de que toda a população adulta do país esteja imunizada até 31 de dezembro deste ano.
Por enquanto, não há vacina disponível aprovada para menores de 18 anos. Entretanto, há estudos indicando que algumas vacinas são eficázes para este grupo. Porém, ainda não há prazo para qe crianças e adolescentes sejam imunizados.