Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande cede sistema de cadastramento de vacinação para Sidrolândia

Técnicos da Secretaria de Saúde de Sidrolândia passaram por treinamento nesta quarta (08)

Ranziel Oliveira Publicado em 08/04/2021, às 15h29

Fachada da Prefeitura
Fachada da Prefeitura - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Campo Grande)

Desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, o sistema de identificação prévia está sendo cedido para auxiliar e dar mais agilidade no processo de vacinação contra o coronavírus no município de Sidrolândia. O cadastro feito previamente reduz significativamente o tempo de atendimento de cada paciente, dando mais velocidade em todo o processo de imunização.

Técnicos da Secretaria de Saúde de Sidrolândia passaram por um treinamento sobre o sistema, na manhã desta quinta-feira (08), em Campo Grande. A instrução foi realizada pela equipe da CGSTI-Sesau (Coordenadoria Geral de Suporte Tecnológico e Informação da Secretaria Municipal de Saúde) e da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia e Informação). Em seguida, eles estiveram em um dos pontos de imunização para verificar o funcionamento do sistema “in loco”.

Com a identificação prévia, não é necessário que o servidor preencha todos os dados do paciente, sendo possível reduzir de 5 a 10 minutos cada atendimento.

O sistema também é uma importante e estratégica ferramenta de gestão, sendo possível estimar a quantidade de doses necessárias para atender um grupo específico a partir do número de pessoas cadastradas.

Atualmente, em Campo Grande, o sistema está aberto para 12 públicos distintos : Trabalhadores da Saúde ;Idade entre 60 e 64 anos ;Idade entre 65 e 74 anos ;Idade a partir de 75 anos ;Idosos em instituições de longa permanência ;Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas ;Pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos; Pessoas com comorbidades a partir de 60 anos; Deficientes acamados com lesão medular grave acima de 18 anos; População Indígena Aldeada ;População Quilombola  e População indígena desaldeada.

A inserção de novos públicos para cadastramento é feita na medida em que há definição de envio de novas doses e às etapas de vacinação sejam executadas.

Como funciona?

A pessoa apta a receber a vacina acessa o site http://vacina.campogrande.ms.gov.br, através de um dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros).

Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a Sesau irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação.

Jornal Midiamax