Cotidiano

Parceria com Hospital do Câncer ajuda a diminuir fila de espera por exames em Campo Grande

A parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) com o HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão) garante o acesso a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) a exames de imagens e diagnóstico em Campo Grande. Assim, é possível reduzir a fila de espera pelos procedimentos. Os procedimentos vêm sendo realizados dentro da rotina e […]

Mylena Rocha Publicado em 27/02/2021, às 15h32

(Foto: Divulgação/PMCG)
(Foto: Divulgação/PMCG) - (Foto: Divulgação/PMCG)

A parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) com o HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão) garante o acesso a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) a exames de imagens e diagnóstico em Campo Grande. Assim, é possível reduzir a fila de espera pelos procedimentos.

Os procedimentos vêm sendo realizados dentro da rotina e aos sábados em regime de mutirão. Na manhã deste sábado (27), dezenas de pacientes que foram previamente agendados pelo sistema de regulação tiveram acesso aos exames.

É o caso da aposentada Tecla Cristaldo, 61 anos, que sofreu uma lesão por movimento repetitivo no ombro direito e aguardava a realização de um exame de ressonância magnética. “Quando me ligaram agendando o exame eu fiquei muito feliz estava aguardando há mais de um ano e por causa da pandemia eu estava sem muita perspectiva, porque muitos procedimentos tiveram que ser cancelados. Esse tipo de projeto ajuda muito a gente que não tem condições de pagar um exame como este que no particular é muito caro”, comenta.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca a importância das parcerias para conseguir atender a demanda, principalmente pelos procedimentos eletivos, impactados em razão da pandemia de Covid-19.

“A nossa demanda é cada vez mais crescente e houve uma limitação para atendimento destes pacientes imposta pela pandemia. Através de iniciativas como esta é possível dar mais celeridade nesse processo e assim garantir que o paciente seja atendimento”, complementa.

Dentro do convênio com o Hospital está prevista a realização de exames, como ressonância magnética, cintilografia, biopsia de mama e tireoide, colonoscopia, endoscopia e esofagogastroduodenoscopia.

(informações da Prefeitura de Campo Grande)

Jornal Midiamax