Cotidiano

Na Sexta-feira Santa, católicos 'enfrentam' pandemia e participam de celebração presencial

Seguindo as medidas impostas, fieis vão até as paróquias para as celebrações

Gabriel Neves Publicado em 02/04/2021, às 15h56

Foto: Gabriel Neves/Midiamax
Foto: Gabriel Neves/Midiamax - Fiéis durante Celebração da Paixão do Nosso Senhor no Santuário Nacional da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nesta sexta.

Sendo um dos dias mais importantes para os católicos em todo o mundo, na Sexta-feira Santa ocorre a Celebração da Paixão do Nosso Senhor, onde a morte de cristo é relembrada e a única data do ano onde missas não são realizadas.

Com celebração ocorrendo até às 15 horas, o Santuário Estadual da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Avenida Afonso Pena, uma das mais conhecidas em Campo Grande, já atingiu a capacidade máxima de fieis e está com as entradas lacradas.

De acordo com o padre Reginaldo Padilha, a já tradicional Via Sacra, onde as pessoas saem em procissão pelas ruas não ocorrerá neste ano. “A Via Sacra irá ocorrer às 18h, mas por conta da pandemia e dos decretos estaduais, iremos fazer aqui dentro mesmo, seguindo as medidas, não teremos a procissão”, explicou.

No interior da igreja, os fiéis, acompanham a celebração seguindo as medidas impostas para celebrar o dia, que o padre classificou como um dos “mais importantes” para os católicos.

Programação

As celebrações nas paróquias de Campo Grande ocorreram durante toda a Sexta-feira Santa e devem continuar neste sábado (9), onde ocorre a Vigília Pascal.

Conforme cronogramas disponibilizados pela Arquidiocese, cada paróquia preparou sua programação. De modo geral, elas incluem adoração das 7h às 15h, quando inicia a celebração da paixão.

A via Sacra com canto do perdão está agendada para as 18h. Fiéis que quiserem comparecer presencialmente às paróquias e ao Santuário Perpétuo Socorro deverão respeitar as medidas de biossegurança: uso de máscara, álcool em gel, distanciamento e limitação no número de pessoas

Todas as celebrações também são transmitidas pela internet ou em canais de televisão.

Jornal Midiamax