Cotidiano

MS recebe 7º lote de vacinas contra Covid-19 nesta semana, diz Ministério da Saúde

Nesta semana, o Ministério da Saúde deve enviar novas doses de vacinas contra a Covid-19 para Mato Grosso do Sul e todos os estados brasileiros.

Dândara Genelhú Publicado em 07/03/2021, às 14h46 - Atualizado às 14h57

Novas doses podem chegar até o final da semana. Foto: Leonardo de França, Midiamax
Novas doses podem chegar até o final da semana. Foto: Leonardo de França, Midiamax - Novas doses podem chegar até o final da semana. Foto: Leonardo de França, Midiamax

Nesta semana, o Ministério da Saúde deve enviar novas doses de vacinas contra a Covid-19 para Mato Grosso do Sul e todos os estados brasileiros. Este será o sétimo lote que a pasta envia para o Estado dar continuidade à campanha de vacinação contra o coronavírus.

Ainda não foram divulgadas as quantidades de doses que serão entregues para os estados e qual a data de envio. Entretanto, em nota oficial, o Ministério afirmou que a nova distribuição das vacinas começa nesta semana. Serão 30 milhões de unidades das vacinas produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e pelo Instituto Butantan.

Assim, são 23,3 milhões de doses da Coronavac, imunizante do Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. As vacinas serão enviadas ao Ministério de forma escalonada, em remessas semanais. Então, outros 3,8 milhões de unidades serão da Astrazeneca.

No entanto, as doses da Astrazeneca estão previstas para serem entregues à pasta na segunda quinzena de março. Isto porque este será o primeiro lote produzido no Brasil, por meio da Fiocruz. Vale lembrar também que o Ministério fechou parceria com o Consórcio Covax Facility, que deve enviar vacinas da Astrazeneca ao país.

Lotes recebidos por MS

A primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Estado em 18 de janeiro, com 158,7 mil doses da Coronavac. O segundo lote foi recebido em 24 do mesmo mês, com 22 mil doses da vacina Astrazeneca, produzida pela Universidade de Oxford e a Fiocruz (Fundação Oswvaldo Cruz).

Assim, o terceiro lote chegou em 25 de janeiro, com 10,2 mil doses da Coronavac. Então, a quarta remessa chegou em 7 de fevereiro, com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19.

Já o quinto carregamento foi recebido em 24 de fevereiro, com 35,7 mil doses, sendo 22,5 mil da Astrazeneca e 13,2 mil unidades da Coronavac. Por fim, o último lote recebido por MS foi o sexto, com 27,8 mil doses da vacina contra a Covid-19

Jornal Midiamax