Cotidiano

Ministério da Saúde abre 34 vagas para Mais Médicos em Mato Grosso do Sul

O Ministério da Saúde abriu 34 novas vagas para Mato Grosso do Sul no Programa Mais Médicos para atuar nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Atenção Primária. O objetivo é fortalecer a rede de Atenção Primária à Saúde e ampliar o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no cuidado imediato e dando suporte à campanha […]

Gabriel Maymone Publicado em 11/03/2021, às 12h51

Karina Zambrana/ASCOM
Karina Zambrana/ASCOM - Karina Zambrana/ASCOM

O Ministério da Saúde abriu 34 novas vagas para Mato Grosso do Sul no Programa Mais Médicos para atuar nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Atenção Primária.

O objetivo é fortalecer a rede de Atenção Primária à Saúde e ampliar o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no cuidado imediato e dando suporte à campanha de vacinação. No total, o edital abre 2.904 novas vagas pelo Programa em todo o País.

O secretário de Atenção Primária à Saúde (APS), Dr. Raphael Parente, lembra que os profissionais selecionados receberão passagens para o deslocamento, além de acolhimento específico nos municípios. “Também é importante reforçar que, como as oportunidades estão sendo oferecidas em todos os estados, muitos médicos terão a oportunidade de ficar próximos de suas famílias”.

Para participar do Mais Médicos, os profissionais precisam de formação em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil (registro no CRM). Além do provimento de profissionais, o programa tem a finalidade de aperfeiçoar os médicos da APS em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), através da oferta de curso de especialização por instituição pública e atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, 15.370 médicos atuam no Programa.

CRONOGRAMA

Desde terça-feira (09), os municípios precisam sinalizar ao Ministério da Saúde que necessitam de provimento de profissionais médicos, com prazo que vai até a próxima segunda-feira (15). Depois disso, entre os dias 16 e 22 de março, será a vez dos profissionais de saúde se cadastrarem no programa. A previsão é que os médicos selecionados na primeira chamada iniciem o trabalho nos municípios a partir de 23 de abril. Segundo o edital, o tempo de permanência dos profissionais de saúde no Programa será inicialmente de três anos, prorrogáveis por mais três.

Confira o cronograma completo:

– Adesão dos municípios: de 9 a 15 de março;

– Inscrição dos médicos: de 16 a 22 de março;

– Primeira chamada dos médicos para escolha das vagas: 24 a 26 de março;

– Validação dos municípios: de 12 a 23 de abril;

– Início das atividades dos médicos da primeira chamada: a partir de 23 de abril.

Jornal Midiamax