Cotidiano

Inscrições para 80 vagas do IFMS podem ser feitas até dia 27

Os interessados em participar do processo seletivo para 80 vagas em cursos técnicos subsequentes presenciais, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), podem fazer a inscrição até sábado, 27. As vagas estão divididas entre os cursos de Agricultura e Zootecnia, oferecidos em Ponta Porã e Nova Andradina, respectivamente. Para participar é necessário […]

Diego Alves Publicado em 26/02/2021, às 00h06

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação) - (Imagem: Divulgação)

Os interessados em participar do processo seletivo para 80 vagas em cursos técnicos subsequentes presenciais, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), podem fazer a inscrição até sábado, 27.

As vagas estão divididas entre os cursos de Agricultura e Zootecnia, oferecidos em Ponta Porã e Nova Andradina, respectivamente. Para participar é necessário ter ensino médio completo até a data da matrícula.

As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente pela internet, na Página do Candidato. Para aqueles que nunca acessaram o sistema, é necessário efetuar o cadastro previamente.

O candidato que não tiver acesso à internet pode comparecer a um dos campi do Instituto e utilizar um computador para fazer a inscrição. O agendamento deve ser feito nos endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital de abertura, publicado na Central de Seleção, ou pelo correio eletrônico [email protected]

Em função da pandemia de Covid-19, para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, visando garantir o distanciamento social.

Ações afirmativas – Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de cotas deverá ser informada na inscrição. Candidatos pretos e pardos passarão por uma banca de heteroidentificação para que se comprove a veracidade da auto declaração. A banca ocorrerá preferencialmente de forma presencial, observando as medidas de biossegurança necessárias.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, previsto para ser realizado em 12 de março e que poderá ser acompanhado por transmissão ao vivo. Cada candidato receberá um número de participação e a classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado do sorteio será publicado no dia 16 do mesmo mês.

Cronograma – Em 22 de março serão divulgadas a classificação preliminar e a convocação para a banca de heteroidentificação, que ocorrerá entre os dias 24 e 26.

Para 30 de março está prevista a publicação da classificação preliminar após a verificação de heteroidentificação. O resultado final e a primeira chamada para matrículas serão divulgados em 7 de abril. As datas para a realização das matrículas e de início das aulas serão informadas após o retorno das atividades presenciais. (Informações da asessoria)

Jornal Midiamax