Em 48 horas, nível do rio Aquidauana sobe para 693 cm e há risco de inundações

Cerca de 215 milímetros de chuva atingiram cidade

A Defesa Civil de Aquidauana, a 147 quilômetros de Campo Grande, está monitorando o rio que subiu para 693 cm em apenas 48 horas de chuva, nesta quarta-feira (17). O nível se aproxima da cota de emergência e corre risco de inundações e enchentes na cidade.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Mário Ravaglia, a situação está sob controle até o momento. “Temos notícias que está descendo muita agua de Corguinho e Rochedo, mas está sob controle, o rio está com 694 cm e subindo lento. Hoje ainda não choveu e no momento temos sol, mas está nublando. Seguimos monitorando”, afirma.

O meteorologista Nathalio Abraão, explica que os locais onde mais choveu foram Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, Campo Grande e Corguinho. Apenas a região sul do Estado segue com estiagem. “Faltando chuva em toda a região sul. Somente 20% do esperado. Isso acaba contribuindo para a colheita da ”, disse.

O (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que o volume de chuvas pode atingir níveis acima da média para o mês de fevereiro, de 150 a 200 milímetros. Nessa época de chuvas intensas, e ponto do Rio Miranda é o primeiro a inundar por ser uma região baixa, segundo a Defesa Civil. Na segunda quinzena de janeiro, esse ponto do já havia ultrapassado o nível de emergência de 650 cm.

A última medição do (Instituto de Meio Ambiente de ) registrou altura de 492 cm no Rio Miranda na altura do Distrito de em Aquidauana de 689 cm. A cota de emergência de ambos é de 650 cm e 800 cm, respectivamente.

O nível do Rio Taquari na estação de Coxim, está há dois dias em nível de alerta para risco de transbordamento. Última medição registrada foi de 429 cm, quando o nível de emergência é de 500 cm.

Alerta

O instituto chegou a emitir alerta para risco de transbordamento do rio Miranda e enchente que pode atingir o distrito de Águas de Miranda em Bonito.

“O volume de chuvas a montante, ocorrido nos últimos dias, fez elevar o nível do Rio Miranda muito próximo da cota de Emergência de 650 cm. Embora não haja previsão de chuvas para as próximas horas, somente pancadas, é possível que o Distrito Águas de Miranda ainda receba a água de montante, podendo atingir os ribeirinhos da região”, justifica documento.

Entre as medidas iniciais da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está o suporte a Defesa Civil Municipal e a disparada de aviso para a população local que esteja cadastrada no 40199 para receber alertas via SMS.

Em 48 horas, nível do rio Aquidauana sobe para 693 cm e há risco de inundações
Mais notícias