Cotidiano

Dourados mantém vacinação de idosos com 68 anos nesta segunda

A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMS (Secretaria Municipal de Saúde) e em cumprimento ao Plano Nacional de Imunização, continua com a vacinação em idosos com 68 anos ou mais. A partir desta segunda-feira (29), que se enquadra nesta faixa etária pode procurar a vacina nas unidades de saúde. O agendamento para este grupo […]

Marcos Morandi Publicado em 29/03/2021, às 09h19

Idoso recebe vacina contra o coronavírus em unidade de saúde de Dourados. (Foto: Leandro Silva).
Idoso recebe vacina contra o coronavírus em unidade de saúde de Dourados. (Foto: Leandro Silva). - Idoso recebe vacina contra o coronavírus em unidade de saúde de Dourados. (Foto: Leandro Silva).

A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMS (Secretaria Municipal de Saúde) e em cumprimento ao Plano Nacional de Imunização, continua com a vacinação em idosos com 68 anos ou mais. A partir desta segunda-feira (29), que se enquadra nesta faixa etária pode procurar a vacina nas unidades de saúde. O agendamento para este grupo não é obrigatório.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os outros grupos de pessoas com 60 anos ou mais com doenças imunossupressoras, oncológicos com doença ativa em tratamento, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos, pneumopatias crônicas graves, pacientes portadores de doenças cardiovasculares crônicas que tenham sido submetidos a procedimentos operatórios também podem ser vacinados.

As unidades com doses disponíveis são: Vila Rosa; Novo Horizonte; IV Plano; Chácara Caiuás; Vila Vieira; Csu; Ouro Verde; Pq Das Nações I; Izidro Pedroso; Jardim Carisma; Jóquei Clube; Guaicurus; Jardim Maracana; Seleta; Bem-Te-Vi; Cabeceira Alegre; Altos Do Indaiá; Parque Do Lago II; Pq Das Nações II; Vila Hilda; Cuiabazinho; Campo Dourado, e Piratininga. Atendimento em horário comercial (7h às 11h e 13h às 17h) de segunda a sexta-feira.

Os trabalhadores de saúde que tenham 54 anos ou mais e que se encaixem neste grupo: “Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio também serão imunizados.

A prefeitura informa, ainda, que os profissionais que atuam em cuidados

domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios também estão habilitados.

Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios”, e os trabalhadores de saúde que manipulem fluidos ou secreções de pacientes suspeitos ou confirmados e que tenham 36 anos ou mais devem agendar a aplicação dos imunizantes.

A Central de Agendamento está disponível nos telefones: (67) 9.8468 – 8399 / 8098 / 8259 / 9023. Eles serão vacinados no CCI (Centro de Convivência do Idoso) em horário comercial. Os moradores dos distritos podem procurar suas respectivas unidades de saúde para receber o imunizante.

Jornal Midiamax