Cotidiano

Comunidade indígena de MS recebe trator da Funai

Uma das unidades descentralizadas da Funai (Fundação Nacional do Índio) no estado de Mato Grosso do Sul, coordenação regional de Campo Grande, entregou nesta terça-feira (27), um trator ao povo Ofaié Xavante do município de Brasilândia, distante 382 quilômetros de Campo Grande. Esta entrega tem o objetivo de apoiar as atividades produtivas desenvolvidas pelos indígenas […]

Carolina Rocha Publicado em 27/01/2021, às 15h29 - Atualizado às 15h30

Servidores da Funai em Campo Grande entregam o trator ao cacique Ofaié Xavante. Foto: Dilvugação Funai
Servidores da Funai em Campo Grande entregam o trator ao cacique Ofaié Xavante. Foto: Dilvugação Funai - Servidores da Funai em Campo Grande entregam o trator ao cacique Ofaié Xavante. Foto: Dilvugação Funai

Uma das unidades descentralizadas da Funai (Fundação Nacional do Índio) no estado de Mato Grosso do Sul, coordenação regional de Campo Grande, entregou nesta terça-feira (27), um trator ao povo Ofaié Xavante do município de Brasilândia, distante 382 quilômetros de Campo Grande. Esta entrega tem o objetivo de apoiar as atividades produtivas desenvolvidas pelos indígenas na comunidade.

O presidente da Funai, Marcelo Xavier informou que a aquisição do maquinário é uma das diversas iniciativas da fundação para promover a autossuficiência dos indígenas, com foco no etnodesenvolvimento, que busca melhorar as condições de vida desta população, ao mesmo tempo em que valoriza as práticas tradicionais.

“Estamos investindo para que as comunidades possam fortalecer a produção sustentável nas aldeias e alcançar independência financeira, fazendo com que protagonizem sua própria história de superação e conquistas. Dessa forma, é colaboramos para que milhares de famílias indígenas tenham melhores condições de vida”, destaca Xavier.

A chave do veículo foi entregue ao cacique Marcelo Ofaié Xavante pelo chefe da Divisão Técnica da CR Campo Grande, Leopoldo José Costa, acompanhado pelo chefe substituto do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (Segat), Tiago Cesar, e pelo chefe da Coordenação Técnica Local da Funai em Brasilândia, Elder Paulo Ribas da Silva.

“Essa foi uma verdadeira conquista para a população indígena Ofaié. O maquinário vai dar o suporte necessário para que a gente comece a produzir e progredir. Queremos conquistar o nosso espaço e fortalecer cada vez nossa comunidade”, destacou Marcelo Ofaié. Confira aqui o vídeo com o depoimento do cacique.

Jornal Midiamax