Cotidiano

Com 102 novas UTIs, SES divulga mapa hospitalar com leitos de MS

Mato Grosso do Sul abriu mais 102 leitos de UTIs, vagas que tem papel importante para auxílio do enfrentamento ao Covid-19.

Dândara Genelhú Publicado em 12/03/2021, às 17h21 - Atualizado em 13/03/2021, às 09h05

Pacientes enfrentam superlotação nos leitos Covid-19. (Foto: Divulgação / Fiocruz)
Pacientes enfrentam superlotação nos leitos Covid-19. (Foto: Divulgação / Fiocruz) - Pacientes enfrentam superlotação nos leitos Covid-19. (Foto: Divulgação / Fiocruz)

Mato Grosso do Sul deve abrir mais 102 leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), vagas que tem papel importante para auxílio do enfrentamento ao Covid-19. Assim, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou novo mapa hospitalar com a relação de leitos dos municípios de MS.

O mapa foi publicado na tarde desta sexta-feira (12), em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado). De acordo com a publicação, o mapeamento dos leitos foi feito em cinco anexos.

Então, no Anexo I, são listados os leitos exclusivos para Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Covid-19. No Anexo II são considerados os leitos de retaguarda para estas doenças. Assim, no Anexo III ficam registrados leitos que também servem de apoio, porém para casos não Covid-19 ou Srag.

No Anexo IV, são listados os leitos privados e que podem ser disponibilizados para o sistema público por meio de contratação exclusiva do município sede. Por fim, o Anexo V lista os leitos existentes no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) das unidades que compõe o leito.

Confira em quais instituições serão instalados os novos leitos:

Campo Grande

Jornal Midiamax