Cotidiano

Único hospital a receber pacientes 'não covid' em estado grave, Santa Casa faz apelo a campo-grandenses

Hospital é o único que está recebendo pacientes SUS não Covid-19 em estado grave

Fachada do hospital Santa Casa
Fachada do hospital Santa Casa - (Foto: Divulgação / Santa Casa)

A Santa Casa de Campo Grande veio a público, nesta quinta (01), para fazer um apelo aos moradores da Capital: o hospital pede que a população redobre os cuidados para prevenir acidentes domésticos e de trânsito, e principalmente, envolvimento em casos de agressões física.

Isso porque a Santa Casa de Campo Grande é o único a receber pacientes SUS em estado grave que não estejam com Covid-19. De acordo com a instituição, o momento é de extrema gravidade na oferta de leitos, medicamentos, insumos e de equipes assistenciais. Desta forma, é preciso deixar os leitos para pacientes com doenças pré-existentes ou que venham a sofrer intercorrências, como problemas cardiovasculares, neurológicos, respiratórios, entre outros.

Coronavírus em MS

Mato Grosso do Sul já soma 217.457 casos confirmados de Covid-19, com 1.859 novos registros nesta quinta-feira (1). Foram registradas mais 57 mortes, conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus, apresentado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Com os números expressivos, o Estado supera o recorde de casos em 24h e de internações, que havia sido registrado na quarta (31).

Com os novos óbitos, o total de vítimas fatais em MS chega a 4.334 mortes desde o início da pandemia. Das 57 mortes registradas em 24h, 16 pacientes não tinham qualquer comorbidade. As vítimas mais jovens no boletim desta quinta (1) foram duas pacientes de 30 anos, uma de Ponta Porã e outra de Dourados. Elas também não tinham comorbidades.

A SES também destacou que MS já contabiliza um total de 679.722 casos notificados, dos quais 450.544 foram descartados. Há 2.423 testes em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e 9.298 casos sem encerramento pelos municípios.

Os novos casos trazem Campo Grande à frente, com 624 novos casos, seguida por Três Lagoas (222), Dourados (184), Sidrolândia (62), Paranaíba (56), Água Clara (53), Corumbá (50), Naviraí (35), Ponta Porã (34), Cassilândia (29), Coxim (27), Deodápolis (27), entre outros.

Confira a íntegra da Santa Casa

Jornal Midiamax