Cotidiano

Com 90 mil vacinados, Campo Grande atinge 10% da meta de imunização contra Covid-19

Desde o início da campanha, em 69 dias, Campo Grande já vacinou 90.304 pessoas contra a Covid-19. O número é de pessoas que já tomaram pelo menos a primeira dose até esta terça-feira (23). Assim, na Capital, já foram utilizadas 86,41% das doses recebidas pelo Ministério da Saúde. Então, são 123.578 doses recebidas e 116.014 […]

Mariane Chianezi Publicado em 25/03/2021, às 19h07 - Atualizado em 26/03/2021, às 08h35

Foto: Leonardo de França, Midiamax
Foto: Leonardo de França, Midiamax - Foto: Leonardo de França, Midiamax

Desde o início da campanha, em 69 dias, Campo Grande já vacinou 90.304 pessoas contra a Covid-19. O número é de pessoas que já tomaram pelo menos a primeira dose até esta terça-feira (23). Assim, na Capital, já foram utilizadas 86,41% das doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

Então, são 123.578 doses recebidas e 116.014 aplicadas. Ou seja, Campo Grande já vacinou 25.687 pessoas com a segunda dose. Assim, mais de 25 mil pessoas da Capital estão totalmente vacinadas contra a doença.

O número de vacinados deve subir consideravelmente até o final da semana. Isto porque a Prefeitura de Campo Grande intensificou a vacinação na cidade. Com operação de guerra na semana do ‘fecha tudo’, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) quer vacinar até 4 mil pessoas por dia, número superado nesta quinta-feira, onde vacinação atingiu 9 mil pessoas.

Vacinação em três dias

Em apenas três dias, mais de 20,5 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários foram vacinadas contra a Covid-19 em Campo Grande. O número é superior à população de 50 municípios de Mato Grosso do Sul.

Nesta semana, o Município iniciou uma força-tarefa para imunizar idosos de 67 a 73 anos. Além de determinar a ampliação do horário, com funcionamento ininterrupto das unidades de saúde e do Drive-thru no Parque Ayrton Senna, a Prefeitura de Campo Grande inaugurou um Centro de Vacinação contra a Covid-19 no ginásio Guanandizão. Mais de 300 pessoas foram mobilizadas para atuar nos pontos de imunização.

Conforme dados do “Vacinômetro”, do dia 22 ao dia 24 de março, foram vacinadas 20.530 pessoas na Capital. A quantidade de pessoas vacinadas em apenas três dias é superior a toda população de municípios como Itaquirai, Terenos, Nova Alvorada do Sul , Costa Rica, Rio Verde, Fátima do Sul, Mundo Novo, Sonora, Porto Murtinho, Iguatemi, Coronel Sapucaia e outras 40 cidades, que possuem menos que 20.500 habitantes, conforme censo do IBGE.

Campo Grande iniciou a vacinação emergencial contra a Covid-19 em 19 de janeiro, menos de 12 horas depois da primeira remessa de imunizantes serem enviadas ao Estado.

Até às 14h30 desta quarta-feira, dia 25, 89.253 pessoas foram vacinadas no Município, sendo que 25.683 já receberam a segunda dose, totalizando 114.936 doses aplicadas.

A organização  e agilidade da vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande tem sido citada como referência e aprovada pela população.

“Agradeço a todos, pois graças à organização, o trabalho, tudo foi muito organizado. Fiquei encantada, mesmo com muitos carros houve uma agilidade, uma educação”, relatou a filha de uma idosa que procurou o Drive-thru para se vacinar.

A fim de evitar aglomeração e longas filas nos pontos de imunização, o Município disponibilizou um sistema de cadastramento prévio para agilizar o processo de identificação, contribuindo assim para dar mais celeridade no ato da vacinação. Pessoas pertencentes aos grupos prioritários podem se cadastrar aqui.

O calendário também foi dividido por turno para tentar distribuir o atendimento que é concentrado no período matutino. Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a integridade, segurança e transparência no processo de imunização em Campo Grande.

Nesta sexta-feira, dia 26, acontece a repescagem para idosos com 67 ou mais que eventualmente não conseguiram se vacinar durante a semana, seguindo calendário pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Jornal Midiamax