Cidades de MS com menos de 15 mil moradores têm risco extremo para coronavírus

Dois Irmãos do Buriti e Japorã foram classificadas com a bandeira cinza do Prosseguir

Municípios com menos de 15 mil habitantes estão com risco extremo para transmissão do coronavírus em . O Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) divulgou um novo mapa com a classificação de risco das cidades do Estado, Dois Irmãos do Buriti e Japorã estão com a bandeira cinza.

As duas cidades são pequenas, sendo que Dois Irmãos tem estimativa de 11,4 mil moradores e Japorã tem 9,2 mil habitantes, segundo o (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com a bandeira cinza, a recomendação é que o município funcione somente com as atividades essenciais, como coleta de lixo, atividades de saúde e serviços de entrega de alimentos, produtos de higiene e medicamentos, por exemplo. 

Segundo o , há 34 cidades na bandeira vermelha e nenhuma nas bandeiras de menor risco, como a amarela e a verde. Além disso, 37 cidades permaneceram com o mesmo resultado, enquanto que seis regrediram.

A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Christine Maymone, explica que o coronavírus continua presente, mesmo com avanços em algumas cidades. “A maioria do Estado está na faixa vermelha, que é de alto risco. Temos observado uma redução na taxa de contágio, para 1,02, porém associamos isso mais à diminuição da circulação de gente e redução do poder de compras neste período pós-festas e por causa das viagens de quem está em período de rias”.

Classificação das cidades

Enquanto Dois Irmãos do Buriti e Japorã têm classificação cinza, há 34 cidades com bandeira vermelha: Alcinópolis, Anaurilândia, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Douradina, , Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquirai, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paraiso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora e Três Lagoas. Os demais municípios pontuam o grau médio, ou seja, bandeira laranja.

Cidades de MS com menos de 15 mil moradores têm risco extremo para coronavírus
Mais notícias