Cotidiano

Após um ano de pandemia, MS soma 3,3 mil mortes e vítimas estão por todas as cidades 

Nesta terça-feira (2), Mato Grosso do Sul atingiu 3.350 mortes causadas por coronavírus. Além disto, a última cidade do Estado que se matinha sem óbitos há mais de um ano, Santa Rita do Pardo, registrou o primeiro óbito causado pela doença. Ou seja, as vítimas da Covid-19 estão espalhadas por todas as cidades de MS. […]

Dândara Genelhú Publicado em 02/03/2021, às 15h36 - Atualizado em 03/03/2021, às 09h26

Foto: Marcos Morandi | Jornal Midiamax.
Foto: Marcos Morandi | Jornal Midiamax. - Foto: Marcos Morandi | Jornal Midiamax.

Nesta terça-feira (2), Mato Grosso do Sul atingiu 3.350 mortes causadas por coronavírus. Além disto, a última cidade do Estado que se matinha sem óbitos há mais de um ano, Santa Rita do Pardo, registrou o primeiro óbito causado pela doença. Ou seja, as vítimas da Covid-19 estão espalhadas por todas as cidades de MS.

Localizada a 267 km de Campo Grande, Santa Rita tem um dos menores índices de incidência da Covid-19 no Estado. Assim, a primeira morte causada pela Covid-19 foi registrada no boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (2). No entanto, a paciente morreu no último domingo (28).

A mulher de 32 anos, que foi a primeira vítima do último município de MS a registrar morte por coronavírus, tinha comorbidades como doença cardiovascular, hepática e doença renal crônica. Em 2021, cinco cidades que se mantiveram 2020 inteiro sem óbitos por Covid-19 entraram para a lista de letalidade do Estado.

A primeira cidade a sair do grupo de zero vítimas fatais foi Figueirão, em 26 de janeiro. Um homem de 82 anos sem nenhuma comorbidade declarada foi a primeira morte por coronavírus do local.

Também com 82 anos, uma mulher com doenças cardiovasculares foi a primeira vítima fatal de Caracol, em 28 de janeiro. Em 20 do mesmo mês foi a vez de Novo Horizonte do Sul registrar o primeiro óbito. Uma mulher de 63 anos, sem nenhum problema de saúde relatado, faleceu na cidade, devido ao coronavírus.

Por fim, o município que deixou a lista de cidades sem óbitos por Covid-19 mais recentemente, é Jateí. Então, em 2 de fevereiro foi confirmada a morte de um homem de 83 anos, que sofria de doenças cardiovasculares e diabetes.

Mortes por Covid-19 pelo MS

De acordo com o boletim da SES, em MS são 36 municípios que registraram de 1 a 9 óbitos causados por Covid-19, 35 que possuem de 10 a 49 vítimas fatais e cinco que confirmaram de 50 a 99. E por fim, apenas três cidades do Estado confirmaram mais de 200 mortes devido ao coronavírus.

Campo Grande é o município que mais concentra vítimas fatais desde o início da pandemia. A letalidade é de 1,8% na Capital. Ou seja, dos 75.342 casos confirmados, 1.474 faleceram devido ao coronavírus até esta terça-feira (2).

Então, com 264 óbitos confirmados desde o começo da pandemia, Corumbá é o segundo município com mais vítimas do Estado. Existem 9.784 casos confirmados até esta terça-feira. Assim, Dourados é o terceiro e último com pelo menos 200 mortes registradas, são 259 até o momento. Sendo que são 20.923 pessoas infectadas na cidade.

Por fim, os municípios com menos mortes causadas por Covid-19 em MS tiveram apenas um registro em mais de um ano de pandemia. Selvíria, Santa Rita do Pardo, Novo Horizonte do Sul, Laguna Carapã e Jateí são as que possuem menos vítimas do coronavírus.

Jornal Midiamax