Ansioso? ‘Calculadora’ faz estimativa de nota do Enem para candidato; saiba como usar

Site usa dados das provas dos anos anteriores como base

Calculadora criada pela empresa TRIEduc promete simular uma estimativa da nota do (Exame Nacional do Ensino Médio). Na prova, que está sendo aplicada neste domingo (24) em sua segunda etapa, a nota é dada pelo caminho (constructo) e não pelo número de acertos.

Para isso, a empresa utiliza os microdados do de 2013 a 2019 e os extrapola para chegar a nota próxima da que o aluno terá quando saírem as notas do exame. Para fazer a simulação, basta acessar o site Sua Nota do Enem clicando aqui e coloca as respostas assim como foi preenchido o gabarito da prova – a simulação é feita a partir disto.

Diego Camacho, Diretor de Dados da empresa, destaca que “com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual absoluto, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construi-las, a cada edição do a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame, o que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos”.

Mateus Prado, especialista no , destaca que “se a simuladora for bem feita, utilizando todos os parâmetros necessários, consegue-se chegar a um resultado agora bem parecido com o que o aluno vai ter quando sair a nota oficial do exame”.

Segundo a TRIEduc, na edição anterior do , em 2019, a calculadora teve erro médio de somente 17 pontos (para mais ou para menos).

Ansioso? 'Calculadora' faz estimativa de nota do Enem para candidato; saiba como usar
Mais notícias