Veterinários que atuaram em Brumadinho se voluntariam para ajudar em resgates no Pantanal

Equipe irá ajudar no tratamento de animais resgatados de incêndios no Pantanal.

A CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de ), divulgou nesta sexta-feira (18), que veterinários que atuaram no desastre de Brumadinho, em , irão ajudar no tratamento de animais resgatados de incêndios no .

Segundo o conselho, os profissionais Cláudio Zago Júnior e Aldair Junior Woyames Pinto, atuaram na linha de frente do resgate de bichos que foram atingidos pela lama causada no rompimento da barragem.

O objetivo é ajudar na elaboração de planos de ações que tenham apoio da rede pública, privada e de moradores voluntários, além de somar no trabalho da PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros, CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e Ongs (Organização Não-Governamental).

“Queremos otimizar os esforços de todos os envolvidos. Portanto, se fizermos um planejamento de ações, o contingenciamento do fogo, a preservação do meio ambiente e o resgate da fauna pantaneira será exitosa”, avaliou.

Posso ajudar?

O conselho lançou uma campanha para arrecadar medicamentos e insumos usados nos tratamentos  de animais resgatados com vida e atingidos pelas queimadas.

Os medicamentos e insumos solicitados são: Cetoprofeno 10%; Meloxican 2%; Enrofloxacina 10%; Sulfa-trimetropi; Vetaglós 50 mg (Pomada); Zoletil 50mg; Zoletil 100mg; Atropina 1%; Epinefrina injetável (1mg/ml); Morfina (1mg/ml); Dirirona gotas; Cetamina 10%; Ivermectina 1%; atadura 10 cm; gaze; algodão; esparadrapo; Solução clorexidina 1%; seringas; agulhas;  cateteres; Solução fisiológica 0,9%; e Glicopan gold 250ml.

Os pontos de arrecadação são:

  • Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), localizado na Avenida Coronel Cacildo Arantes, 433 – Chácara Cachoeira (de 2ª a 6ª das 12 às 16h);
  • Lojas do Maranatha Pet Shop – Avenida Capiberibe, nº 882;  Avenida Tamandaré, n° 2957; Rua Jamil Basmage, 1070 ou Rua Souto Maior, 1832;
  • Auqmia Clínica e Pet Shop –  Santos Dumont, 1238 – Vila Planalto.
Veterinários que atuaram em Brumadinho se voluntariam para ajudar em resgates no Pantanal
Mais notícias