Vacinação contra sarampo em Dourados fica abaixo do esperado

Dos 96 mil adultos, entre 20 a 49 anos, apenas cerca de 3 mil receberam a dose

Em Dourados, há uma população estimada de 96 mil adultos, entre 20 a 49 anos, que necessitam ser imunizada contra o vírus do . No entanto, foram atendidos apenas cerca de 3 mil adultos até este mês de julho, segundo informa o Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

“Na tentativa de mitigar os riscos a doença (Sarampo) em nosso município, fazemos apelo aos nossos munícipes, nossa mídia local bem como nossos serviços de atenção à saúde primária, que possamos juntos avaliar estado vacinal e realizar vacinação de nossa comunidade conforme calendário vacinal em tempo oportuno”, diz Edvan Marcelo, da Coordenação do Núcleo de Imunização.

Segundo a Prefeitura, neste ano foram iniciadas estratégias de vacinação contra o Sarampo para diversas faixas etárias. “De março a 31 de agosto estaremos trabalhando com uma estratégia de vacinação indiscriminada para adultos jovens na faixa etária de 20 a 49 anos, este período estendido de vacinação se deu devido às baixas coberturas vacinais, e o elevado quantitativo de pessoas suscetíveis ao adoecimento em todo o País”, explica Edvan.

Entretanto, segundo o coordenador,  realização das ações de vacinação deve considerar o cenário epidemiológico da . “Tanto para a vacinação de rotina quanto para outras estratégias que visem interromper a cadeia de transmissão do , é necessária a adoção de medidas de proteção para os profissionais responsáveis pela vacinação e para a população em geral e dessa forma, minimizar o risco de disseminação da ″, afirma.

Vacinação contra sarampo em Dourados fica abaixo do esperado
Mais notícias