Vacinação contra gripe será aberta para toda população a partir desta quarta em Campo Grande

Sao 60 mil doses remanescentes

 Após atingir a meta de cobertura de 90% do público-alvo na Campanha Nacional de ção da , a (Secretaria Municipal de ) libera a partir desta quarta-feira (8) as 60 mil doses remanescentes para toda a população de Campo Grande.

Ao todo foram imunizadas 228.383 pessoas nas redes pública e privada e as doses que sobraram ficarão disponíveis nas unidades básicas de saúde e da família enquanto houver estoque. Vale lembrar que a vacina previne contra três tipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Vale lembrar que, embora a vacina esteja disponível para todos a partir de quarta, ainda e importante que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e não receberam a dose procurem as unidades.

Alguns grupos de risco ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura preconizada pelo Ministério da , como as crianças de seis meses a menores de seis anos, cuja cobertura vacinal está em 58,79%; gestantes (50,01%); puérperas (57,74%) e adultos entre 55 e 59 anos (45,10%).

Já os trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e população privada de liberdade superam a marca de 100% de cobertura.

Como se vacinar ?

O paciente deve procurar uma unidade de saúde com documento de identificação e cartão de vacina para que a equipe verifique a situação vacinal do usuário.

Serão disponibilizadas entre 200 e 300 doses da vacina por dia em cada uma das 71 unidades de saúde do município e o atendimento sera organizado por ordem de chegada e, caso necessário, terá distribuição de senhas.

A secretaria orienta  que a pessoa entre em contato com a unidade mais próxima para verificar a disponibilidade da vacina antes de sair de casa, uma vez que em razão da logística e eventual aumento na demanda pode haver desabastecimento pontual.

Cabe esclarecer ainda que a imunização irá acontecer somente enquanto durar o estoque de vacina.

Vacinação contra gripe será aberta para toda população a partir desta quarta em Campo Grande
Mais notícias